Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
VALORIZAÇÃO E QUALIFICAÇÃO

Escola de Governança celebra vinte anos de trabalho com o servidor paraense

Por Isabela Quirino (EGPA)
06/08/2023 15h28

Neste domingo (6), a Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA) comemora vinte anos de criação. A instituição tem como objetivo a formação continuada e valorização do servidor público paraense, com programas que incentivam o profissional a atuar de maneira inovadora. 

“A EGPA cumpre seu papel olhando para o futuro, buscando compromissos de integridade ética, sustentáveis, rompendo limites geográficos com o ensino à distância para alcançar nosso imenso Estado aprimorando pessoas que operam as engrenagens do serviço público e implementando políticas públicas de valorização do servidor”, destaca a diretora-geral da Escola de Governança, Elisangela Jorge. 

Apenas este ano, mais de 2 mil servidores públicos já passaram pela Escola e garantem que a qualificação do servidor impacta diretamente na qualidade do serviço prestado à população, resultando em mais eficiência, celeridade e humanização. 

É o caso do sargento do Corpo de Bombeiros Rooney de Souza Barbosa, que participou de uma das formações da Língua Brasileira de Sinais ofertadas pela EGPA em 2023 e apenas uma semana após da conclusão do curso pôde utilizar o conhecimento adquirido para garantir a humanização no atendimento de uma ocorrência. 

“Precisei atender um paciente surdo que caiu da bicicleta em via pública e vi a surpresa e satisfação do cidadão ao ser atendido na sua própria língua em uma situação de emergência. Pude realizar o contato em Libras graças ao conhecimento básico que adquiri durante o curso da EGPA”, conta. 

A Escola atua em diversas frentes na qualificação profissional, ofertando cursos livres, cursos in company formatados para as necessidades específicas dos órgãos demandantes, e formações na modalidade de educação a distância, além da atuação como instituição de ensino superior, ofertando cursos de especialização e, desde 2022, a primeira turma de mestrado. 

A valorização do servidor também é parte do trabalho da instituição, com dois programas principais: o Canta Servidor e o Inova Servidor. As ações buscam incentivar os dons artísticos dos profissionais e a implementação de projetos inovadores nos serviços prestados pelo governo estadual, que melhorem o atendimento da sociedade.

“O Canta Servidor é um espaço importante para divulgação do nosso trabalho artístico, e participar desse evento é sempre prazeroso, pela troca de experiência com outros artistas servidores e pelo reconhecimento como cantor e compositor que se expande sempre quando participo. Não obstante, sou bicampeão do canta servidor e isso para mim é uma memória que me orgulha muito”, afirma Almino Henrique do Carmo, servidor da Secretaria de Estado de Educação e campeão do Canta Servidor de 2022. 

História - Em 1997, o Decreto Estadual Nº. 2.340 implementava o ‘Programa de Desenvolvimento e Valorização do Servidor – PDVS’, vinculado à então Secretaria de Estado de Administração (Sead), que proporcionou a criação de um grupo de trabalho responsável pela elaboração de cursos de formação e capacitação dos servidores públicos estaduais. Este Programa foi o embrião da então ‘Escola de Governo do Estado do Pará’ (EGPA). 

Em observância à Lei Federal, a Escola de Governo do Estado do Pará (EGPA) fora efetivamente implementada por meio da Lei nº 6.569 de 06 agosto de 2003, como espaço institucional com o objetivo de propor diretrizes e políticas para a formação, a capacitação, o treinamento e o desenvolvimento dos servidores, empregados e gestores públicos no Estado do Pará.