Ideflor-Bio aborda bioeconomia e manejo sustentável nos 'Diálogos Amazônicos'
Resultados dos debates servirão como base para a produção de relatórios a serem entregues aos presidentes dos países amazônicos, em Belém
De 4 a 6 de agosto, a capital paraense será o terreno fértil para discussões de ideias e propostas que favoreçam o crescimento sustentável da Região. E o Instituto de Desenvolvimento Florestal e da Biodiversidade (Ideflor-Bio), como órgão responsável por cuidar de 27 Unidades de Conservação (UCs) Estaduais, e gerir políticas públicas ambientais, é presença confirmada durante o evento “Diálogos Amazônicos”.
A programação é uma iniciativa do governo federal, por meio da Secretaria-Geral da Presidência da República, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. O simpósio antecede a Cúpula da Amazônia, cujos resultados dos debates de cada plenária servirão como base para a produção de relatórios a serem entregues aos presidentes dos países amazônicos que estarão presentes em Belém, nos dias 8 e 9 de agosto.
O evento espera contar com a participação ativa da sociedade civil, que terá a oportunidade de contribuir com ideias e propostas para a construção de um modelo de desenvolvimento que seja socialmente justo e ambientalmente sustentável. Durante os debates, serão discutidas estratégias para fortalecer a bioeconomia na região, valorizar os conhecimentos tradicionais e promover o manejo sustentável dos recursos naturais.
Oportunidades - A bioeconomia é uma das temáticas que serão discutidas durante a programação. O conceito de bioeconomia propõe a utilização sustentável dos recursos naturais e promover o desenvolvimento econômico aliado à conservação do meio ambiente. Neste sentido, o Ideflor-Bio e a Rede Brasileira de Trilhas promovem o painel “Rede de Trilhas Ecológicas da Amazônia” nesta sexta-feira (4).
O encontro vai propor discussões sobre as trilhas de longo curso no Brasil e no mundo; seus resultados e perspectivas; além da “Trilha Amazônia Atlântica” e a importância das trilhas para a gestão das UCs do Pará.
Indígenas - Durante os “Diálogos Amazônicos”, também será enfatizada a necessidade de valorizar e respeitar os povos tradicionais que habitam a região. Essas comunidades têm um profundo conhecimento sobre o manejo dos recursos naturais, transmitido de geração em geração, e desempenham um papel crucial na preservação da biodiversidade e no equilíbrio dos ecossistemas.
Com o intuito de incluir essas comunidades no processo de tomada de decisões e garantir o respeito às suas tradições e direitos culturais, o Ideflor-Bio, em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa), realizam no domingo (6) uma roda de conversa e exposição com o tema “Tecnologias sociais para conservação, manejo sustentável da sociobiodiversidade de territórios de povos e comunidades tradicionais”.
Manejo - Outro ponto de destaque a ser discutido é o manejo sustentável dos recursos naturais. Essa temática será discutida no próximo domingo (6), durante o painel: “O manejo florestal com estratégia para manter o equilíbrio ambiental”, o Instituto vai enfatizar que é fundamental adotar práticas que permitam a colheita dos recursos naturais, sem comprometer sua regeneração e a preservação dos ecossistemas.
Vale destacar que essa técnica garante a utilização responsável da natureza, como o controle do desmatamento, a implementação de áreas protegidas e a promoção de práticas agrícolas sustentáveis.
O presidente do Ideflor-Bio, Nilson Pinto, ressaltou a importância do Instituto estar inserido em discussões sobre a bioeconomia, a valorização dos povos tradicionais e o manejo sustentável na região amazônica. “O evento “Diálogos Amazônicos” representa mais um passo na busca por um desenvolvimento econômico e social que respeite a natureza e as comunidades locais, garantindo a preservação dos recursos naturais para as futuras gerações”, destacou.
Programação
04/08 - 15 às 17h - Painel: “Rede de Trilhas Ecológicas da Amazônia”
Local: Auditório do Ideflor-Bio (Av. João Paulo II, S/N, Curió-Utinga, Belém - PA)
06/08 - 14 às 16h - Painel: “Roda de conversa e exposição tecnologias sociais para conservação, manejo sustentável da sociobiodiversidade de territórios de povos e comunidades tradicionais”
Local: Universidade Federal do Pará (UFPA) - Sala 309 - Bloco Mirante do Rio
06/08 - 16 às 18h - Painel: “O manejo florestal com estratégia para manter o equilíbrio ambiental”
Local: Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia - Sala 10.