Pela primeira vez, Hospital de Clínicas recebe Selo de Segurança do Paciente
A instituição é referência em cardiologia, nefrologia e psiquiatria no Estado do Pará
A Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna (HC), em Belém, conquistou o Selo Segurança do Paciente, emitido pela Epimed Solutions em parceria com o IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente). A certificação reconhece, por meio do Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente (NQSP) da instituição, as boas práticas realizadas entre os profissionais de saúde, oferecendo uma assistência segura e de qualidade ao paciente.
Critérios como gestão de incidentes ao realizar a notificação, classificação, investigação e tratativas de eventos adversos, foram avaliados para a conquista da certificação. “É satisfatório perceber que, aos poucos, a cultura de segurança vai se fortalecendo na instituição, onde o engajamento dos profissionais é notado a partir do aumento gradual das notificações no sistema Epimed”, explica Milena Palheta, enfermeira e coordenadora no NQSP do HC.
“São mecanismos que geram oportunidade de melhoria, criando barreiras para evitar novas ocorrências. Essa certificação mostra que estamos caminhando no rumo certo na prevenção da ocorrência dos incidentes e melhorando a segurança do paciente nos serviços de saúde”, acrescentou a profissional.
Segurança do Paciente - A segurança do paciente busca prevenir os incidentes, eventos ou circunstâncias que poderiam ter resultado, ou resultaram, em dano desnecessário ao paciente. Já os eventos adversos são incidentes que resultam em dano para o paciente, causando aumento do tempo de permanência hospitalar ou algum tipo de incapacidade.