Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PARTICIPAÇÃO

Atuação da Emater reforça visibilidade da agricultura familiar nos "Diálogos Amazônicos"

Representantes do órgão irão coordenar discussões, com a apresentação de dados e compartilhamento de experiências da Empresa em todos os 144 municípios

Por Governo do Pará (SECOM)
03/08/2023 12h28

Importante agente no cenário amazônico, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), órgão do Governo do Estado, está participando oficialmente do evento "Diálogos Amazônicos", realizado no período de 4 a 6 de agosto, em Belém, e que antecede a Cúpula da Amazônia, nos dias 8 e 9 de agosto, também na capital. A sequência e interligação de programações têm na sua organização a Secretaria-Geral da Presidência da República. 

Especialistas de assistência técnica e extensão rural paraenses, um serviço público de iniciativa estadual que atende diretamente pelo menos 50 mil famílias em todos os 144 municípios, coordenarão debates e divulgarão dados e experiências da instituição, que em 2023 completa 58 anos.

O destaque é a presença do presidente da Emater, Joniel Abreu, na manhã desta sexta-feira (04), no debate "Perspectivas para uma Rede de Ater Amazônica", no Hangar Centro de Convenções. Abreu é advogado e técnico em agroindústria, pós-graduado em Direito e em Ciências Sociais, mestre em Educação, com ênfase em Políticas Públicas, e doutorando em Direito. 

Atividades - Nestas quinta (3) e sexta-feira (4), a chefe do Núcleo de Metodologia e Comunicação (NMC), veterinária Cristiane Corrêa, mestra em Agricultura Familiar e Desenvolvimento Sustentável, representa a Emater na 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual da Política Indigenista do Estado do Pará (Consepi), realizada no Parque dos Igarapés.

No dia 4 à tarde, ainda no Hangar, o supervisor regional da Emater no Marajó, sociólogo Alcir Borges, pós-graduado em Gestão Pública e Sociedade, apresentará Experiências de Agricultoras, Agricultores e Extrativistas, dentro do painel "Projetos de Inclusão Socioprodutiva por meio dos Princípios Agroecológicos para Agricultura Familiar, Povos e Comunidades Tradicionais no Estado do Pará". 

No domingo (6), a coordenadora técnica Camila Salim, engenheira ambiental pós-graduada em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável na Amazônia e mestra em Ciências Ambientais, irá compor o painel Mercado de Carbono e Inovações Sustentáveis para as Cadeias Produtivas do Agronegócio e da Bioeconomia na Amazônica, na sede da Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam), no bairro do Marco. 

Texto: Aline Miranda/Ascom Emater