Seaster garante equipamentos e maquinários para catadores de materiais recicláveis
Em junho, 14 cooperativas de oito municípios foram escolhidas para o recebimento de kits de equipamentos e maquinários
Através do Projeto Pró-Catador Ativação Pará, a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) tem garantido a promoção social e econômica de catadores e catadoras, por meio de ações que estimulam a inclusão da categoria no processo de coleta seletiva. No mês de junho, quatorze cooperativas de oito municípios foram escolhidas para o recebimento de kits de equipamentos e maquinários com prensas, transpaleteiras, empilhadeiras, balanças, carro plataforma, carrinhos de coleta seletiva e materiais de escritório.
Segundo o gerente de projetos da Coordenadoria de Empreendedorismo e Economia Solidária da Seaster, Raoni Raiol, os equipamentos garantem melhorias nas condições de vida e de trabalho dos catadores.
“Nós iniciamos este trabalho com oficinas e palestras em todas as regiões, chamando os catadores, tanto de cooperativas, como também os avulsos. Entregamos em mais de 100 municípios os equipamentos de proteção para garantir segurança dentro dos galpões e dentro dos lixões. Nosso objetivo é incentivar, cada vez mais, a organização dos catadores e agregar valor à toda produção do mercado. O projeto, que tem mais de 12 anos nesta secretaria, volta a ganhar visibilidade com o governo atual, tanto prova que o Pará é o único Estado do Brasil a entregar os maquinários para um número expressivo de cooperativas”, reforçou Raiol.
Débora Baía é presidente da Concaves - Cooperativa de Trabalho dos Catadores de Materiais Recicláveis. Ela conta que os equipamentos também asseguram agilidade, segurança e qualidade no processo de reciclagem. “Quando nós da Concaves fomos contemplados com o Projeto Pró-Catador, há 10 anos atrás, houve uma expectativa de mudança e operacionalidade dentro da cooperativa. Hoje, com a atual gestão, estão vendo aquilo que era sonho se realizar. Atualmente estamos em um galpão maior, no bairro do Jurunas, onde toda triagem era feita manualmente. Agora, a partir da entrega dos equipamentos, vamos conseguir fazer a prensagem do material e isso vai agregar valor para comercialização. Aqui, a maioria é de mulheres e temos que fazer muita força, agora com os equipamentos que recebemos do projeto, facilitará muito a movimentação de carga dentro do galpão, teremos melhoria nas questões de limpeza e higiene”.
Noemia do Nascimento, presidente da Cooperativa de Trabalho dos Profissionais do Aurá (COOTPA), reafirma que a parceria com o Governo do Estado trouxe benefícios que se somam ao longo dos anos. “A COOTPA faz 22 anos em 2023; somos a primeira cooperativa da região metropolitana. Hoje temos uma nova versão, temos um grande apoio do Governo, um espaço melhor de trabalho e melhor condição de vida. São 20 famílias que vivem da cooperativa fazendo coleta seletiva porta a porta. Estamos dentro do termo de cooperação em Ananindeua em condomínios, órgãos públicos, empresas pequenas. E quero frisar a importância que o Estado tem para COOTPA, que já nos proporcionou um galpão, a partir do termo cessão de uso, também um caminhão e agora a felicidade de receber os equipamentos que vão servir de grande ajuda e abrir mais rotas de coleta seletiva em nossa cidade", completou.
Por meio do projeto, a Seaster já viabilizou a aquisição de equipamentos de proteção individual para os catadores que desenvolvem suas atividades nos 144 municípios paraenses, assim como equipamentos para os centros regionais de triagem. Além de garantir a realização de oficinas de planejamento e avaliação nas regionais administrativas do Estado, com a presença de lideranças locais, parceiros e poder público.
A entrega de equipamentos às cooperativas foi celebrada pelo governador Helder Barbalho e o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante agenda que pactuou um conjunto de iniciativas entre Estado e União para ampliar os serviços de atendimento assistencial para famílias de baixa renda no Pará.
“Este é um momento muito especial para o estado do Pará, com sete meses de governo já percebemos a importância da parceria entre o Estado e a União, e também o olhar sobre os investimentos para os municípios, seja em ações de segurança alimentar, na transferência de renda, mas também sobre as questões dos resíduos sólidos a partir dos equipamentos para impulsionar a geração de renda. Estamos muito felizes e empolgados para dar continuidade ao nosso trabalho que é melhorar a vida da nossa população”, destacou o secretário de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Inocencio Gasparim.