Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA

Polícia Civil do Pará sedia evento nacional de enfrentamento às organizações criminosas

Por Talison Lima (PC)
31/07/2023 16h18

Policiais civis do Pará, profissionais de segurança pública e inteligência de instituições financeiras dos sete estados da região norte do país, estão participando do 3º Curso de Enfrentamento às Organizações Criminosas, promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP). A abertura oficial da capacitação ocorreu nesta segunda-feira (31) e seguirá até 04 de agosto, com realização na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Pará (PCPA), em Belém.

Para o delegado-geral, Walter Resende, a capacitação visa reforçar o combate ao crime organizado na região Norte, fortalecer ações estratégicas e qualificar profissionais que atuam em investigações complexas de combate ao crime organizado, com foco principal na descapitalização das organizações.

André Tomoni e André Gossain, representantes da Diretoria de Operações Integradas da SENASP“Estamos ampliando as frentes de trabalho para o enfrentamento às organizações criminosas. Sabemos que os criminosos se sustentam por meio de atividades econômicas ilícitas e nosso objetivo é qualificar nossos policiais, principalmente os que atuam com atribuições relacionadas ao tema para fazer o combate de forma qualificada”, contou o gestor.

O secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou o estado do Pará como referência nacional em investigações que desarticulam organizações criminosas. “O Pará está sediando o segundo treinamento nacional da região Norte neste mês. O primeiro, com foco no enfrentamento aos crimes tecnológicos, e agora, o de combate às facções criminosas. Sem dúvida será uma oportunidade para o nivelamento de conhecimentos, pois sabemos que a investigação contra o crime organizado depende também de análise financeira, de documentos fiscais, de forma a desarticular o capital dessas organizações, o que é fundamental para que a gente consiga combater a criminalidade na sua raiz”, frisou.

INTEGRAÇÃO - Além do Pará, também participam representantes dos estados do Amazonas (AM), Acre (AC), Roraima (RR), Rondônia (RO), Amapá (AP) e Tocantins (TO).

Segundo o delegado André Timoni, da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCRJ), que representa a Diretoria de Operações Integradas da Senasp, é a primeira vez que a capital paraense recebe o evento. “No ano de 2021, realizamos na cidade de Recife, em Pernambuco, a primeira edição do projeto ‘Mosaico’, que teve como proposta principal apoiar investigações do crime organizado, bem como a atuação em rede e integrada dos profissionais com essa atribuição. No ano seguinte, a cidade de Florianópolis, no estado de Santa Catarina, sediou a segunda edição. A expectativa é positiva, pois os dias serão de muito aprendizado e compartilhamento de experiência com as instituições da região norte”, explicou.

Representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (SEGUP), por meio da Secretaria Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac), da Polícia Federal, do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado (GAECO), do Ministério Público do Pará (MPPA), das diretorias de Polícia Especializada (DPE), Polícia do Interior (DPI), de Identificação (DIDEM), do Núcleo de Inteligência Policial (NIP) e instituições financeiras e operadoras de cartão de crédito participam do encontro.