Sistema de Segurança Pública reforça fiscalização nos rios e ilhas de Belém
A ação integrada atingiu bares, restaurantes e embarcações, para oferecer tranquilidade a ribeirinhos e frequentadores
As forças de segurança trabalharam de forma integrada para garantir segurança nos rios próximos a BelémAs ações de fiscalização e prevenção nos rios, realizadas por agentes de segurança pública em ações integradas, foram intensificadas neste último final de semana de julho (29 e 30) nas ilhas da Região Metropolitana de Belém, e na região próxima aos municípios de Barcarena e Acará, na Região de Integração Tocantins. O objetivo é fiscalizar a regularização em bares, restaurantes e embarcações, a fim de garantir a segurança dos frequentadores e ribeirinhos que residem nessas áreas.
A ação realizada pelo Grupamento Fluvial de Segurança Pública (GFLu), vinculado à Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com a Delegacia de Polícia Fluvial (DPFlu) e a Companhia Independente de Policiamento Fluvial (CIPFlu), integra a Operação Verão 2023, que será encerrada na segunda-feira (31).
A pescadora Ângela Souza, residente na Ilha do Combu, disse que a presença da polícia aumenta a sensação de segurança para os moradores. “Nós ficamos mais tranquilos, já que esse mês tem mais pessoas vindo pra esse lado. A movimentação de barcos também aumenta muito. É importante que os policiais estejam por aqui, pra que a gente tenha mais sossego e segurança”, acrescentou.Patrulhamento intenso na área insular da capital paraense
O reforço no policiamento fluvial ocorreu nos cinco finais de semana de julho, com o funcionamento de uma Delegacia móvel na embarcação do Gflu “Estrela do Norte”, ancorada em frente à Praça Princesa Isabel, bairro da Condor.
O espaço concentrou agentes de segurança e as lanchas usadas nas rondas ostensivas e fiscalizações pelo Rio Guamá, em frente à orla de Belém, e nas ilhas do Combu, Cotijuba e Prainha, além do Furo do Maguari. Também foram empregadas mais quatro lanchas para reforçar as rondas pelos rios e estabelecimentos situados nas ilhas.
Agentes que atuaram na fiscalizaçãoAgilidade - Nos finais de semana do veraneio muitas pessoas atravessam para os restaurantes que funcionam nas ilhas, e também fazem passeios em lanchas pelos rios. As ações planejadas visam, principalmente, oferecer segurança nos rios, informou o titular do Grupamento Fluvial de Segurança Pública, delegado Arthur Braga.
Ele acrescentou que “nós montamos em todos os finais de semana uma base de Delegacia em um ponto estratégico em frente à capital, visando resguardar a segurança e integridades dos frequentadores que buscam entretenimento nas ilhas e nos rios, para que diante de qualquer ocorrência pudéssemos garantir agilidade no atendimento. Reforçamos também com lanchas menores, que permaneceram com o policiamento ostensivo e abordagens a pessoas e embarcações, a fim de evitar acidentes motivados por embriaguez, e a estabelecimentos que recebem muitas pessoas nesse período. As ações preventivas garantem tanto a segurança nos rios, como proteção aos ribeirinhos, trabalhadores e turistas”, enfatizou.
Registros - Até o início da tarde deste domingo (30), a fiscalização havia atingido nove estabelecimentos, 24 pessoas, 10 motos aquáticas e 61 embarcações, sem registro de alteração ou crime.
A operação coordenada pelo Gflu foi realizada em parceria com as polícias Militar e Civil, Guarda Municipal de Belém e Marinha do Brasil.