Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Personagens de desenhos infantis visitam crianças atendidas no Hospital Abelardo Santos

Iniciativa reforça as estratégias de humanização da unidade para deixar o ambiente hospitalar mais agradável para as crianças 

Por Ascom (Ascom)
28/07/2023 13h35

Homem-Aranha, Branca de Neve, Duende Verde, Super Mário, Pequena Sereia, Robim e até a Barbie, se uniram para ajudar nos atendimentos pediátricos do Hospital Regional Dr. Abelardo santos (HRAS), no distrito de Icoaraci, em Belém, nesta sexta-feira (28). Os personagens de desenhos infantis, já conhecidos pela criançada, levaram alegria, descontração e arrancaram muitos sorrisos dos pequenos.

A primeira parada do time de voluntários foi no Pronto Socorro infantil da unidade. Eles receberam os pacientes, fizeram entrega de bolas e distribuíram muita simpatia entre as pessoas que estavam sendo atendidas.

Surpresa 

Ao chegar no Pronto Socorro Infantil do HRAS, a pequena Karina Vitória, de 4 anos, foi recepcionada pela Branca de Neve. A surpresa trouxe logo um sorriso, mesmo a menina sentindo dor abdominal e febre, motivo que levou a sua avó, Renata Vasconcelos, de 40 anos, se deslocar da Ilha de Outeiro, para buscar atendimento médico no Abelardo Santos. 
“Sou mãe/avó da Karina e logo que chegamos aqui, fomos contagiadas por essa recepção tão animada. Ela amou a Branca de Neve e sei que essa atenção fará a diferença durante o atendimento dela”, comentou.

A programação seguiu para ala de internação pediátrica e lá arrancou sorrisos de Michella Bandeira, de 4 anos.  Há 14 dias internada para tratar a otite, uma inflamação no ouvido, ela estava ansiosa para abraçar o Homem-Aranha e a Barbie. 

“Passamos por três unidades de serviços antes buscar atendimento no Abelardo Santos. Gosto muito do atendimento e dessa parte de humanização. Na semana passada trouxeram pipoca, hoje teve essa visita, muito bom mesmo. Isso ajuda a levantar a autoestima deles e traz um clima de lazer de casa”, frisou, Marcela Rosa, de 36 anos, mãe de Michella.

Terapia 
“A hospitalização e um processo estressante, devido ela limitar a principal ocupação da criança, o brincar. É através do brincar que a criança se desenvolve as habilidades cognitivas, motoras e sensoriais. Por isso, atividades que estimulem o lúdico são tão importantes no período hospitalar, pois auxilia no desenvolvimento delas”, enfatizou a terapeuta ocupacional do HRAS, Daniele Ferreira. 

Humanização 
A coordenadora de enfermagem do HRAS, Karla Luz, destaca que programação da área assistencial em parceria com o Grupo de Trabalho de Humanização (GTH), buscar trazer leveza para as crianças que estão passando por um período de fragilidade. A ação faz parte do projeto “Pronto Sorriso”, que proporciona uma atividade lúdica para as crianças, todas às sextas-feiras. 

“Há super-heróis que não precisam de grandes poderes para fazer a diferença. Muitos deles disponibilizam apenas alegria e tempo suficiente para tonar o ambiente hospitalar mais leve. A ação que contou com vários personagens infantis, surpreendeu e encantou os pacientes e seus familiares. A equipe assistencial vestiu a camisa do Brasil em homenagem as heroínas do campo de futebol e foram distribuídas bolas de futebol para as crianças”, detalhou. 

Atendimentos - A diretora assistencial Renata Oliveira reforça que o pronto-socorro pediátrico do Abelardo Santos está se tornando referência em atendimento de urgência e emergência pediátrica, composto por sala vermelha, sala amarela e sala azul. 

“Além disso, a unidade atua na pediatria, ainda, em cirurgias, internação clínica e na Unidade de Terapia Intensiva, além do acolhimento na Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), com o suporte de com 50 leitos voltados à recuperação dos bebês prematuros, divididos em UTIs e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI). Nossa missão é atender nosso usuário em sua integridade com humanização e respeito aos direitos da criança, desmistificando que o hospital é um local apenas de dor ", pontuou.

Serviço - O Hospital é administrado pelo Instituto Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A Pediatria do HRAS está estruturada com 10 leitos de UTI Pediátrica, 25 leitos de clínica pediátrica e um pronto-socorro infantil, com atendimento 24 horas.

Texto: Ascom HRAS