HJB e Sesc realizam ação de educação pelo Dia de Prevenção de Acidentes de Trabalho
Iniciativa envolveu os colaboradores e acompanhantes de usuários, com uma palestra e atividades físicas na unidade hospitalar
Em alusão ao Dia Nacional de Prevenção a Acidentes de Trabalho, na quinta-feira (27), a gestão do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, realizou uma ação de educação em saúde junto aos colaboradores e acompanhantes de usuários, por meio de palestra com tema “A importância da Ginástica Laboral”, ministrado pelo professor e técnico em Instrução do Departamento Físico e Esportivo do Sesc/Doca, Felipe Movilha. Ao final, foi realizada ginástica laboral com equipamentos e acessórios.
Felipe Movilha enfatiza os benefícios da ginástica laboral para a saúde física e mental dos colaboradores. “O ato de fazer esses exercícios durante o dia a dia de trabalho, promove a valorização enquanto ser humano, desta forma desenvolvendo a autoestima, estimulando o crescimento profissional, bem como, o convívio social. Eles devem manter sua saúde para cuidar dos usuários".
Para a técnica em Segurança do Trabalho e responsável pelos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho - SESMT, Claudirene Pinto, o colaborador que cumpre as normas de segurança tratam melhor a si e aos seus pacientes, pois evitam contaminação cruzada e grandes acidentes no trabalho. “As ações fortalecem primeiramente a questão da melhora na saúde e disposição do trabalhador para realização de suas atividades. A segunda é buscar fazer com que os trabalhadores busquem a prevenção em qualquer situação dentro do hospital, principalmente os da área assistencial” enfatizou.
Neste mesmo dia, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes do Hospital Jean Bitar, realizou “Blitz da Segurança” pelos setores da unidade hospitalar, afim de observar e expor as condições de riscos, solicitar medidas para diminuir e extinguir os riscos existentes ou até mesmo neutralizá-los e guiar os trabalhadores quanto à prevenção.
O usuário Domingos Ferreira, 51 anos, autônomo, de Belém, disse está satisfeito com o atendimento. “Estou aqui para a retirada de um cisto e já venho aqui por três vezes, para realização de consultas, e sempre sou muito bem atendido, acolhido e confortável. Quanto a estrutura e segurança não tenho nada para me queixar, percebemos muita acessibilidade, saídas de emergência”
Serviço:
O Hospital Jean Bitar (HJB) pertence à rede de saúde pública do governo do Pará. A unidade hospitalar é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar dos usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica das doenças metabólicas e gastrointestinais, e fica na rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém. Mais informações: (91) 3239.3800.
Texto de Marcelo Zeno / Ascom HJB