Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

CIIR celebra o Dia do Pediatra e destaca a importância de cuidar da saúde das crianças

Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, assiste crianças, dos primeiros meses de vida a 12 anos de idade

Por Pallmer Barros (CIIR)
27/07/2023 08h24

Nesta quinta-feira (27), quando é celebrado o Dia do Médico Pediatra, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, reforça o seu compromisso com a qualidade de vida das crianças. A Unidade assegura o direito ao serviço em saúde pública, desde os primeiros meses de vida, e é a “porta de entrada” para a manutenção da saúde e tratamento de patologias que podem atingir os pequenos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). O CIIR  tem o gerenciamento da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa). 

O pediatra do CIIR, Alan Contente, destaca a importância desta especialidade para o acompanhamento e monitoração da criança desde o nascimento até os 12 anos. “Desta maneira, conseguimos prevenir doenças, mas caso ocorra, realizamos o acompanhamento para restabelecer a saúde e, assim, fazer com que os pequenos consigam se desenvolver de forma saudável”. 

O profissional pontua a rotina de consultas que os pais devem realizar com os filhos ao pediatra, principalmente, nos primeiros anos de vida. “Durante a consulta é checado a caderneta de vacina para saber se está em dia. É medido o peso e a altura analisando se estão adequados para aquela idade da criança. É errado ir ao médico em decorrência apenas quando há sintomas de doenças, passando muitas vezes alheio ao que tem de mais importante nesta faixa etária da vida, que é a prevenção primária da saúde por intermédio de vacinações e orientações para hábitos de vida saudáveis, como a alimentação correta”. 

Procedimentos do pediatra no CIIR – Durante a consulta, quando é detectado algum diagnóstico, o Centro de Reabilitação garante todo o acompanhamento.   

“Desde solicitação de exames de sangue e de rotina à prevenção de doenças por intermédio de exame clínico e encaminhamento para subespecialidades da pediatria como neuropsiquiatra, gastroenterologia, alergologista e cardiologista. Portanto, o CIIR oferta todo um suporte em saúde para o acompanhamento das crianças paraenses com ou sem diagnóstico”, destaca o médico.

Sem diagnóstico de deficiência e realizando apenas consulta de rotina após sintomas gripais com febre, o pequeno Pedro Gomes, de três anos, iniciou o seu monitoramento pediátrico no CIIR acompanhado da mãe, Francisca Araújo, de 34 anos. Moradora do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém (RMB), a genitora elogiou o atendimento, ressaltando que leva à risca o conselho do profissional com relação à importância de o filho ir ao pediatra, rotineiramente. 

“Após uma sequência de dias com febre, levei o Pedro ao Posto de Saúde perto de casa e recebemos encaminhamento para o CIIR. Achei muito bom o atendimento com o médico que examinou todo o meu filho. Fez perguntas do dia a dia, se tosse bastante, se reclama de dores na garganta. Visualizou a caderneta de vacinação e alertou das próximas vacinas que o Pedro tem para tomar. Aconselhou construir um hábito rotineiro de levá-lo ao pediatra com ou sem sintomas. Prescreveu remédios e pontuou o passo a passo de como devo dar ao meu filho. Muito importante um atendimento como este humanizado e de esclarecimentos”. 

Confira a rotina de consultas de acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP):

Idade da criança                      Quantidade mínima de consultas

5, 15 e 30 dias.                                  3 vezes, dentro de 30 dias

2 aos 6 meses.                                  1 vez por mês

A partir dos 7 meses                        1 vez a cada 2 meses

A partir dos 2 anos                          1 vez a cada 3 meses

A partir dos 6 anos                         1 vez por semestre

7 aos 12 anos                                  1 vez por ano

Referência - O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço - O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157/ 58 /59.