Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRÁFEGO

Trânsito na BR-316 é liberado após operação de emergência

Uma carreta de mais de 20 metros tombou na saída a Alça Viária

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
26/07/2023 16h37

Um acidente envolvendo uma carreta, no início da manhã desta quarta-feira (26), acabou atrapalhando o trânsito na BR-316, na Região Metropolitana de Belém. A carreta de mais de 20 metros de cumprimento, carregada de papel, tombou na BR ao sair da rodovia Alça Viária. Apesar da complexidade da ocorrência, o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) agiu em tempo record para solucionar o problema e liberar o fluxo de veículos que já costuma ser intenso nesse horário.

A operação de liberação da via iniciou logo após o acidente, às 5h30. O Detran, em parceria com o Corpo de Bombeiros e Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), procederam primeiramente, com a desobstrução parcial do trânsito, empurrando a carreta para a lateral da BR, o que permitiu a liberação de duas das três faixas da pista. Com isso, o trânsito começou a fluir mais rapidamente, desobstruindo ainda outras vias impactadas pela ocorrência na BR-316, a exemplo da Avenida Independência e a Rua Cláudio Sanders, em Ananindeua.

Com o auxílio de uma escavadeira, a operação entrou na segunda etapa, correspondente à manobra de desvirar a carreta para, em seguida, proceder a retirada total do veículo da via. Por volta das 10h30, o trânsito já estava totalmente liberado.

“A primeira atitude foi reforçar a fiscalização da área afetada com todo o nosso efetivo de plantão, para orientar os motoristas e efetivar o sistema de pare e siga. Depois, tratamos de garantir, ao menos, a liberação parcial da via, haja vista o grande fluxo de veículos que passa, diariamente, no perímetro. Em seguida, tomamos todas as providências para a retomada total do fluxo, retirando a carreta em tempo recorde, antes mesmo do final da manhã”, detalha o diretor técnico-operacional do Detran, Bento Gouveia.

O diretor explica que toda a movimentação do trânsito durante a ocorrência foi monitorada por câmeras de videomonitoramento da Central de Controle de Operações Viárias – Sentinela, que permite verificar, em tempo real, a dimensão dos impactos da ocorrência de trânsito e, assim, definir a melhor intervenção a ser realizada para reduzir os transtornos à população.

Criado pelo atual governo, o Sentinela monitora o trânsito nas principais rodovias fiscalizadas pelo Detran, a partir de um sistema de câmeras com tecnologia em alta definição que transmitem imagens e identificam veículos irregulares. “O videomonitoramento é um dos nossos principais recursos para tornar o trânsito mais seguro e proporcionar intervenções de emergência, a exemplo da que vivenciamos hoje. Com as imagens foi possível visualizar a real situação do acidente e do trânsito e agir imediatamente para reduzir os impactos aos usuários da cia”, conclui Gouveia.