Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Geral de Tailândia ultrapassa marca de 200 sessões de hemodiálise

Unidade dispõe de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal e adulto e busca qualificar continuamente os serviços prestados

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
26/07/2023 11h10

O Hospital Geral de Tailândia (HGT), na região de integração do Tocantins, alcançou um marco significativo em sua assistência, ao ultrapassar a marca de 200 sessões de hemodiálise, desde a sua implantação em setembro de 2022.

A disponibilidade do serviço na unidade hospitalar tem sido de extrema importância para pacientes com Insuficiência Renal Aguda (IRA), e reforça o compromisso contínuo em fornecer cuidados de saúde essenciais para a população da região que depende do atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Jenifer Ribeiro, enfermeira nefrologista e responsável pelo serviço no HGT, explica que a hemodiálise é um procedimento fundamental para pacientes com IRA, e sua disponibilidade em uma unidade hospitalar é de extrema importância para garantir um atendimento adequado e de qualidade.

"A implantação do serviço de hemodiálise, em nossa Unidade de Cuidados Intermediários (UCI), para pacientes em Urgência Dialítica e IRA, trouxe ainda mais melhorias na qualidade da assistência prestada aos pacientes que necessitam desse tratamento. Nossa unidade hospitalar tem se empenhado em proporcionar o melhor atendimento possível aos pacientes que dependem desse cuidado especializado", destacou a profissional.

Ampliação - Com a inclusão de 10 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) neonatal/adultos e com a construção de um Centro de Hemodiálise com 20 cadeiras, o HGT busca atender a crescente demanda e proporcionar maior qualidade de vida aos usuários. Com a ampliação, o hospital se prepara para oferecer uma assistência ainda mais eficiente e abrangente.

Orlando Sousa, 38 anos, morador da vicinal Pindorama, localizada na zona rural de Tailândia, foi o paciente que realizou a 200ª sessão de diálise na unidade hospitalar. Diagnosticado com IRA, ele estava evoluindo para uma condição de Insuficiência Renal Crônica (IRC) quando chegou à unidade hospitalar em busca de cuidados. Orlando compartilhou sua experiência durante o tratamento.

"Quando dei entrada no HGT, estava um pouco apreensivo e desacreditado. Cheguei a pensar que não resistiria. Durante toda a minha internação, todos me acolheram e proporcionaram um ambiente seguro e confiável, o que fez toda a diferença no meu processo de recuperação. Graças a Deus e à competência da equipe que me atendeu no HGT, não necessitei realizar transferência para fazer o procedimento, e meu quadro não se agravou. Agora, estou me sentindo melhor e com mais saúde”.

Orlando também ressaltou a importância da ampliação do HGT, afirmando que com as novas instalações, muitos outros pacientes, que assim como ele, precisam fazer sessões de diálise, poderão realizar de forma ambulatorial e sem precisar se locomover para outra região.

Como forma de reconhecimento pelo comprometimento e dedicação no atendimento aos pacientes renais, os profissionais que estão à frente do setor de hemodiálise no HGT, receberam certificados simbólicos, que representam a valorização do trabalho realizado pela equipe, que desempenha um papel fundamental no cuidado e na melhoria da qualidade de vida dos pacientes.

“Esse reconhecimento que recebemos, reforça ainda mais o compromisso do HGT em manter um atendimento de qualidade e de excelência para todos os usuários que atendemos diariamente em nossa unidade hospitalar”, finalizou Jenifer.

O diretor Executivo da unidade hospitalar, Cristian Tassi, destaca a dedicação de toda a equipe em oferecer um atendimento de excelência para os pacientes. “Atingir essa marca é motivo de orgulho e gratidão, para todos que atuam no HGT, pois representa o cuidado que proporcionamos a cada vida que passa por nossas mãos. Seguimos empenhados em avançar e expandir nossos serviços para atender cada vez mais pessoas com qualidade, respeito e humanização", finalizou o gestor.

O secretário de Estado de Saúde Pública, Rômulo Rodovalho, ficou satisfeito com o resultado do trabalho do HGT direcionado aos pacientes renais crônicos. “O número de sessões realizadas, na verdade, aponta o quanto é importante descentralizar esse tipo de serviço para todas as regiões do estado, permitindo que os usuários do SUS tenham acesso à hemodiálise próximo de sua casa e sem precisar se afastar da sua família”, comentou.

Estrutura - O HGT tem 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intermediários (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço

O HGT é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O hospital fica na avenida Florianópolis, s/n, no Bairro Novo. Mais informações pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT