Corrida e limpeza de mangue atraem dezenas de pessoas em Salinas
No terceiro final de semana do “Festival de Verão Cultura Eco”, promovido pelo Governo do Estado, através da Cultura Rede de Comunicação, em Salinópolis, região nordeste do Pará, duas ações fizeram a diferença na manhã de quem estava no balneário neste sábado (22).
O sol ainda estava bem discreto quando os atletas começaram a chegar na nova orla Beira-Mar, região do Maçarico, em Salinas, para participar da corrida Cultura Eco. A iniciativa integra a programação do festival que vem sendo realizado no município desde o dia 08 de julho. Mais de 400 pessoas fizeram o trajeto de 7km, que teve o objetivo de levar diversão no período de veraneio.
Sandro Pinheiro, morador local, participou do circuito e foi o primeiro colocado da categoria PCD, ele elogiou a iniciativa e explicou como se preparou para a corrida. “Eu me preparo nas subidas, porque eu costumo dizer pro pessoal que em Salinas ninguém desce, só sobe. Então, pra corrida, é uma ótima preparação. treino diário, alimentação leve e dormir bem”.
Representando o Governador do Pará, Helder Barbalho, o chefe da Casa Civil do Estado, Luiziel Guedes, prestigiou o evento e manifestou satisfação com a organização. “Antes de mais nada, gostaria de me congratular com a equipe da Funtelpa na pessoa do presidente Miro Sanova e do diretor Binho Nascimento, por essa iniciativa que teve de pronto o apoio do governador Helder Barbalho, que está muito satisfeito, muito feliz por ver essa iniciativa, essa programação tão importante tanto na cultura como também no esporte e no lazer. Toda equipe está de parabéns pelo belo trabalho”.
Logo após à corrida, outra importante atividade do Festival de Verão Cultura Eco aconteceu: a limpeza da região de manguezal, localizada próximo à praia do Atalaia, lugar de intensa procura pelos banhistas e, consequentemente, muito registro de lixo descartado indevidamente. Em parceria com a Federação Paraense de Surf (Fepasurf), mais de 60 pessoas estiveram envolvidas na retirada de lixo, plantio de mais de 100 mudas, além de um passeio de Kayak e Stand Up Padle em contemplação à natureza.
Para o titular da Cultura Rede de Comunicação, Miro Sanova, o festival vem cumprindo o compromisso ao qual foi pensado, o de alegrar e ensinar com irreverência e responsabilidade, aos veranistas de Salinas. “Um sábado bastante diferente dentro da nossa programação, em que o esporte e a educação ambiental estiveram presentes aqui, para mostrar que é sempre possível se divertir e também preservar o corpo, a mente e o meio ambiente”.
“É uma importância muito grande isso que fizemos aqui, porque os mangues e as margens dos rios abrangem muitas espécies. Aqui, por exemplo, temos os Guarás, as Garças, além de também ser o dormitório e ninhos delas, elas reproduzem aqui. Então, é uma forma de conscientização, de chamar atenção para não jogar lixo nos mangues né, não poluir. De ação em ação a gente consegue mobilizar uma galera maior, mais consciente e alcançar nosso objetivo”. Declarou Zana guedes, vendedora no município e que também participou da programação.
O “Festival de Verão Cultura Eco” segue neste sábado (22), com shows musicais a partir das 18h, no palco 360ª montado na nova orla Beira-Mar do município. E, no domingo (23), com disputa de Futevôlei, à partir das 9h e, a noite, mais atrações musicais no mesmo palco.