Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Secretaria de Estado da Mulher alinha estratégias para o mês de combate à violência doméstica e familiar

Reunião da rede de enfrentamento destaca importância da articulação para fortalecer políticas públicas

Por Helena Saria (FCP)
20/07/2023 15h12

Nesta quarta-feira (19), a Secretaria de Estado da Mulher (Semu) realizou uma reunião com a rede de enfrentamento à violência contra a mulher, com o objetivo de alinhar a programação do "Agosto Lilás", mês que celebra o aniversário da Lei Maria da Penha e que se concentra em ações de combate à violência doméstica e familiar. Representantes de diversas entidades e organismos debateram a relevância da articulação em rede para fortalecer ações no enfrentamento à violência contra a mulher.

Clarice Leonel, Diretora de Políticas para Mulheres da Semu, ressaltou o papel agregador da Secretaria e a importância de trabalhar em conjunto para materializar políticas públicas consistentes e representativas. “A Semu chamou essa reunião com o objetivo de não realizar um conjunto de ações isoladas, mas de exercer seu papel de secretaria, que é de articulação. Assim vamos consolidar uma programação para o Agosto Lilás que reflita as partes do todo”, explica a diretora. 

Larissa Beltrão, defensora do núcleo de gênero da DPE, destacou a importância das reuniões promovidas pela Semu e enfatizou que a capacitação dos servidores e a troca de informações são essenciais para aprimorar a experiência das mulheres na rede de atendimento. “A gente sempre teve a necessidade de um órgão articulador porque, muitas vezes, a grande deficiência no acolhimento e atendimento dessa mulher, é a articulação em rede. E das instituições que trabalham dentro do sistema de justiça, da assistência social e da saúde, conhecerem os serviços e as atribuições umas das outras”, detalha.

A diretora de política social da Fundação Parapaz, Liani Dias, ressaltou que o trabalho em rede é vital ao longo do ano inteiro e que a ausência de articulação pode comprometer o atendimento e acolhimento adequados às mulheres que sofrem violência. Já Eveny Teixeira, representante da Santa Casa, TJPA e Conselho Regional de Psicologia, valorizou a oportunidade única de articular todas as pontas da rede no "Agosto Lilás". 

Luisa Pessoa, representante da Comissão da Mulher Advogada da OAB/PA, enfatizou a necessidade de colaboração entre as instituições para intensificar o combate à violência de gênero. “Esse tipo de reunião é extremamente importante para as entidades, justamente para articular um trabalho mais forte no enfrentamento à violência contra a mulher. Então é necessário que a gente tenha contato com as outras entidades, órgãos e instituições para realmente fazer um trabalho articulado e obter dados de outras entidades”, explica a advogada. 

O "Agosto Lilás" será um mês de mobilização e ação coordenada, visando garantir a segurança e os direitos das mulheres em todo o estado. O encontro reuniu representantes da Policia Civil (PCPA), Polícia Militar (PMPA), Secretaria de Administração Penitenciária (SEAP), Ministério Público, Defensoria Pública, Coordenadoria da Mulher de Belém (COMBEL), Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar (CEVID/TJPA), Parapaz Mulher, Secretaria de Saúde Pública (SESPA), Procuradoria da Mulher da Alepa, Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SEGUP), Secretaria dos Povos Indígenas (SEPI), Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (SIRDH), Patrulha Maria da Penha, Secretaria Municipal da Mulher de Ananindeua (SEMMU), Guarda Civil Municipal de Ananindeua (GCMA), Comissão da Mulher Advogada da OAB/PA, Fundação Santa casa de Misericórdia do Pará (FSCMP) e Secretaria de Articulação e Cidadania (SEAC).