Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, da Uepa, abre inscrição para doutorado

Curso do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia inscreve até 29 de novembro, e tem parceria do Instituto Evandro Chagas

Por Ascom (Ascom)
19/07/2023 10h08

Estão abertas as inscrições para o curso de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Biologia Parasitária na Amazônia (PPGBPA), até 29 de novembro de 2023, conforme o edital. O PPGBPA é vinculado ao Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), da Universidade do Estado do Pará (Uepa) e desenvolvido em associação com o Instituto Evandro Chagas (IEC).

O doutorado em Biologia Parasitária na Amazônia se caracteriza por um conjunto de atividades e disciplinas, regulares e complementares, visando uma formação interdisciplinar. Ao todo são ofertadas 29 vagas, sendo três para servidores técnicos-administrativos do quadro efetivo da Uepa ou  do IEC, três para servidores docentes do quadro efetivo de ambas as instituições, 22 vagas para ampla concorrência e uma para PCD.

De acordo com a Uepa, o candidato deverá realizar sua inscrição através de solicitação encaminhada para o email [email protected], devendo ser enviadas as documentações exigidas e o pré-projeto de Tese, com indicação da Linha de Pesquisa pretendida. O processo seletivo é composto de três fases.

A primeira fase do certame, de caráter eliminatório e classificatório, constará da avaliação do pré- projeto de tese. A segunda fase, de caráter classificatório, será composta pela análise do Currículo Lattes, devidamente comprovado, com produção dos últimos cinco anos, a contar das datas das inscrições, entregue pelo candidato e realizada pela comissão de seleção do processo. A terceira fase, também de caráter classificatório, será a entrevista com os candidatos aprovados na primeira e segunda fase do processo seletivo, onde o mesmo deverá apresentar seu pré- projeto de pesquisa e será submetido a arguição, frente à banca examinadora composta por dois docentes do programa.

O doutorado está estruturado em na área de concentração Biologia de Agravos Infecciosos na Amazônia, e em três linhas de pesquisa: Epidemiologia de Microrganismos e Parasitos, Fisiopatologia Humana e Experimental de Processos Infecciosos e Morfofisiologia e Genética dos Agentes Infecciosos, Parasitários e Vetores de Endemias na Amazônia. 

A Uepa ressalta, ainda, que a seleção é destinada aos interessados que têm título de mestre em programas de pós-graduação reconhecidos pela CAPES, e que tenham publicado pelo menos um artigo em revista indexada na CAPES, com classificação mínima qualis B, na área CB III (Ciências Biológicas III), nos últimos cinco anos, a contar do início das inscrições, informadas no edital.

Os candidatos aprovados poderão receber bolsas de estudo, dependendo da disponibilidade de quotas pelo Programa junto à CAPES, ao Conselho Nacional de Pesquisa (CNPq) e à Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), desde que não tenham vínculo empregatício com outra instituição, e conforme a ordem de classificação.

Texto de Diane Maués