Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE

Semas reforça atuação a partir de núcleos regionais com novos servidores

Por Igor Nascimento (SEMAS)
17/07/2023 18h40

Novos servidores da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) deram início, nesta segunda-feira (17), às atividades nos Núcleos Regionais de Regularidade Ambiental (Nures) da pasta, nos municípios de Santarém, Itaituba, Marabá, Paragominas, Altamira e Redenção. 

No total, são 36 novos servidores temporários, aprovados no último Processo Seletivo Simplificado (PSS). A contratação vai reforçar a atuação da secretaria de forma regionalizada. “Já que os 136 aprovados no último concurso (C-128) vão atuar em Belém e devido às demandas existentes e carência de funcionários no interior, a Semas viu a necessidade de fortalecer a sua atuação nos Núcleos Regionais também”, explica a Secretária Adjunta de Gestão Administrativa e Tecnologia da Semas, Lília Reis. 

O processo seletivo que permitiu a contratação dos servidores temporários ofertou vagas para funções de nível fundamental, médio e superior nas áreas de Assistente Administrativo, Auxiliar Operacional, Técnico de Gestão de Meio Ambiente (Agronomia, Geologia, Ciências Biológicas, Engenharia Ambiental, Engenharia Florestal), Técnico em Gestão Pública (Administração) e Técnico em Gestão de Informática (Tecnologia da Informação). 

Expectativa - Bárbara Faro, que está assumindo o cargo de Técnica em Gestão Ambiental na Nure de Marabá, afirma que está muito feliz com o ingresso na Semas, e também para contribuir para a preservação do meio ambiente. “A gente sabe que a gente vive em uma região que o desmatamento é muito forte, nessa área sudeste do estado, então estou muito animada, muito confiante de que vou poder atuar e contribuir para a preservação do meio ambiente, para ver se tem essa conscientização dos recursos de forma racional. A minha expectativa de poder contribuir no âmbito florestal com a regional de Marabá está altíssima”, disse.

Já para a agrônoma Jéssica Coelho, que atuará em Redenção, a aprovação veio como uma oportunidade de primeiro emprego na sua área.  “Esse vai ser meu primeiro emprego, minha primeira oportunidade na minha área de formação, que é agronomia, porque desde que eu me formei, eu tento entrar para a área. Gosto muito dessa área ambiental e espero contribuir com a minha dedicação e também gosto de buscar alternativas para melhorar o que quer que seja, então onde eu estiver eu espero aprender muito com o pessoal da Semas.”, afirma.   

Com o fim do prazo para a entrega de todas as documentações necessárias para a contratação, os candidatos aprovados darão início às suas atividades em cada Nure, intensificando, dessa forma, a presença e os serviços da Semas para a população.