Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EXPERIÊNCIAS

Estado debate conquistas femininas no Congresso Brasileiro de Sociologia

Secretaria de Estado das Mulheres participou do evento, destinado à reflexão sobre movimentos de mulheres na região

Por Helena Saria (FCP)
17/07/2023 14h02

Dentro da programação do 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, realizado na Universidade Federal do Pará (UFPA), uma Roda de Conversa sobre movimentos e associações de mulheres do Pará reuniu um grande público na sexta-feira (14). O evento contou com a presença de acadêmicas, militantes e representantes de diferentes órgãos, que debateram sobre feminismo e suas trajetórias pessoais na luta pelos direitos das mulheres.

Brenda Araújo, assessora jurídica da Secretaria de Estado das Mulheres (Semu), compartilhou suas experiências ao lado de outras convidadas. A dinâmica teve início com um check-in, no qual todas expressaram suas motivações para participar da programação. Na segunda rodada, a ênfase foi na discussão do feminismo, permitindo que cada participante compartilhasse sua jornada pessoal na defesa da igualdade de gênero.O evento reuniu acadêmicas, militantes e representantes de diferentes órgãos no debate sobre a luta das mulheres

A mediação do debate ficou a cargo da psicóloga Eveny Teixeira, que possui atuação no Tribunal de Justiça do Estado do Pará, na Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará e no Conselho Regional de Psicologia.

Segundo Brenda Araújo, o evento promoveu um ambiente de troca e aprendizado, reunindo pessoas com formações e representações de órgãos diversos. Entre as participantes estavam representantes da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), Comissão da Mulher Advogada da OAB-PA, e dos movimentos CMB Norte, Pretas Paridas e Angoleiras Cabanas.

A coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas "Eneida de Moraes", sobre mulher e relações de gênero (Gepem/UFPA), professora Luzia Miranda, foi homenageada durante o evento.

Temática - O encontro faz parte do Circuito Lilás de Sociologia, iniciativa da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS), em parceria com o Comitê de Pesquisa em Gênero e Sexualidade, que tem como objetivo destacar as temáticas de gênero e sexualidade durante o congresso. A roda de conversa sobre os movimentos e associações de mulheres do Pará destacou a importância dessas discussões para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

O 20º Congresso Brasileiro de Sociologia, que ocorreu entre os dias 12 e 17 de julho, reuniu acadêmicos, pesquisadores e representantes de diversos setores para debater questões sociais e culturais relevantes para o Brasil.