Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
NOVO EFETIVO

Novos policiais civis tomam posse e reforçam a Segurança Pública no Estado do Pará

O efetivo conta com delegados, escrivães, investigadores e papiloscopistas que serão lotados no interior do Estado

Por Jeniffer Terra (CGE)
14/07/2023 13h52

A cerimônia de posse dos novos agentes começou na manhã desta sexta-feira (14), no Auditório Delegada Ione Coelho, na Delegacia Geral do Pará, e contou com a presença de autoridades como o secretário de Segurança Pública Ualame Machado e do delegado-geral Walter Resende. 

O gestor da Polícia Civil apresentou a diretoria da instituição aos novos policiais e mostrou contentamento pela valorização dada à PC pelo Governo do Estado do Pará. “É uma satisfação imensurável. Hoje nós empossamos 197 servidores que complementarão nosso exército de policiais e que serão distribuídos em todos os interiores do Estado. É a Polícia Civil mais forte. É a Polícia Civil mais presente. O sentimento é de gratidão ao governador Helder Barbalho pelo olhar sensível para a segurança pública e, em especial, para a Polícia Civil”, pontuou.

Os novos servidores serão lotados nas cidades do interior do Estado, reforçando o policiamento e garantindo a segurança da população. O diretor de Polícia do Interior Hennison Jacob deu as boas-vindas aos novos delegados e papiloscopistas destacando pontos importantes que eles devem seguir. “Todo delegado, delegada, bem como os outros policiais civis, devem assumir o trabalho sempre levando em consideração a hierarquia, disciplina e respeito ao próximo. Esses são os três princípios fundamentais para manter uma boa carreira policial”, destacou o DPI. 

A Segurança Pública é um dos principais focos do Governo do Estado, no sentido de prevenir os delitos, reduzir a criminalidade e, para isso, existe maior investimento em tecnologia e na formação dos agentes. “Hoje nós temos mais uma turma de policiais civis sendo empossada e encaminhada para fortalecer a segurança pública. Mais de 1000 policiais civis já tinham sido entregues à população do Pará. Agora temos mais 197 que vão atender melhor a população. Antes existiam mais de 35 municípios sem delegado de polícia. Hoje, não existe nenhuma cidade sem policiais civis lotados. A partir dessa turma nós ampliamos esse serviço dando foco nas DEAMs, nas delegacias especializadas, para que possamos fazer uma investigação qualificada para atender os munícipes da melhor forma e isso é motivo de orgulho para a gestão", declarou o secretário de Segurança Pública, Ualame Machado.

Desafio - Durante a manhã, foram empossados delegados e papiloscopistas. Hoje eles puderam escolher as cidades onde pretendem trabalhar. A ordem de escolha é mediante a classificação no curso de formação. “A turma que está entrando agora espera compor o quadro da Polícia Civil dando à população um atendimento humanizado e suporte a quem nos procura. Foram quatro meses intensos de formação e de aprendizado na Academia e nós esperamos contribuir da melhor forma possível com a PC e com o Estado do Pará, que tem dimensões grandiosas. O desafio é grande, mas estamos firmes que conseguiremos desempenhar nossa missão”, detalha Francianne Grande, delegada de Polícia Civil.

A nova turma de efetivos participou do Curso de Formação de Policiais Civis, realizado no Instituto de Ensino de Segurança Pública do Pará (Iesp) pela Academia de Polícia Civil (Acadepol). “Nós da Academia de Polícia esperamos que eles façam jus aos conhecimentos que foram repassados, contribuindo para a paz social, que é o interesse principal da Polícia Civil, que tenham sucesso na carreira e que cuidem da população como cuidam da própria família”, enfatizou o titular da Acadepol, delegado Waldir Freire.

Solenidade - A solenidade aconteceu durante o dia inteiro e, pela parte da tarde, houve a posse de escrivães e investigadores que também definiram as localidades de trabalho.