Segup coordena Esquema de segurança para o clássico entre Remo e Paysandu
Ação terá as Polícias Militar e Civil, Detran, Bombeiros, secretarias estaduais de Administração Penitenciária (Seap), de Esporte e Lazer (Seel), entre outras
A estrutura de segurança publica para o clássico do futebol da Amazônia entre Remo e Paysandu, marcado para a próxima segunda-feira, 17, no novo Mangueirão, já foi montada e contará com mais de 1.5 mil agentes de segurança empenhados para garantir maior segurança aos torcedores. A partida faz parte da 13º rodada da série do C do Campeonato Brasileiro.
As ações foram definidas durante reunião operacional realizada na última quarta-feira, 11, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) que contou com a participação de representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), além dos demais gestores do Sistema de Segurança Pública do Estado, Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Superintendência de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), além dos representantes do Clube do Remo e Paysandu Sport Club, para alinhar e organizar os últimos preparativos para mais essa partida do principal clássico do futebol paraense.
No estádio não será permitida a presença das torcidas organizadas dos clubes, assim como a presença de e qualquer material que faça alusão a esses grupos (camisetas, bandeiras, instrumentos , etc.), por determinação do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD). Os time sofreram punição, após incidentes na partida contra o Operário-PR e o Amazonas-AM pelo brasileirão.
“Estamos com um forte efetivo para garantir a segurança e mobilidade do torcedor que vai assistir a partida no Mangueirão. As equipes estarão distribuídas no entorno do estádio, nas vias de acesso, além do monitoramento das equipes de inteligência que estarão atuando na identificação de possíveis integrantes de torcidas organizadas que possam trazer algum problema durante a partida, visto que a decisão do STJD impede que as torcidas adentre ao estádio, assim como está terminantemente proibida a entrada de instrumentos ou qualquer outro artefato que faça alusão a elas. Todo o esquema montado visa garantir a segurança daqueles que irão até o estádio, assim como aos que estarão no entorno. Tudo está sendo articulado e programado para que o público possa ter acesso ao estádio com tranquilidade e sem causar transtornos nas vias que dão acesso ao Mangueirão”, explica o secretário Adjunto de Operações da Segup, Luciano de Oliveira.
Trânsito - O Departamento de Trânsito do Estado (DETRAN), juntamente com a Semob, darão apoio nas vias de acesso ao estádio pela Avenida Augusto Montenegro, em frente ao Mangueirão e também, pela rodovia Transmangueirão, para que o trânsito possa fluir com agilidade sem causar transtorno à população e ao público que vai assistir à partida.
O monitoramento e fiscalização das áreas estarão sendo supervisionadas pelo Corpo de Bombeiros Militar assim como os atendimentos às ocorrências pela Polícia Civil.
O esquema de segurança para a partida inicia às 17h.
Efetivo – a Polícia Militar estará presente no evento com 1.577 PMs, realizando rondas no entorno do estádio. A polícia civil atuará com o reforço de mais de 16 policiais para atuar no atendimento das ocorrências. O Corpo de Bombeiros estará com 88 técnicos responsáveis pela fiscalização e para dar apoio durante o evento. A Guarda Municipal também presta apoio com 30 agentes auxiliando as ações de segurança.
Integração - Participam do esquema de segurança do novo Mangueirão as Polícias Civil e Militar, Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Corpo de Bombeiros Militar, Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Guarda Municipal de Belém, Secretaria de Economia do Município de Belém (Secon) e Organização Pública.
A partida entre o Remo e Paysandu inicia às 20h. Os portões do estádio serão abertos a partir das 17h. pela Polícia Civil.