Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Secretaria de Saúde do Pará alerta para o sedentarismo no período de férias escolares

Sedentarismo pode causar doenças relacionadas à obesidade, problemas cardíacos e ao desequilíbrio metabólico, entre outras

Por Ascom (Ascom)
14/07/2023 08h36

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define sedentarismo como uma condição em que uma pessoa não está envolvida em atividades físicas suficientes para sua saúde e bem-estar. Visando reduzir os efeitos nocivos do sedentarismo neste período de férias escolares e verão amazônico, a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) alerta para os riscos para a saúde e dá dicas para adoção de hábitos saudáveis no período.

Em estudo realizado em 2022, a OMS afirma que o Brasil é o país mais sedentário da América Latina e está na quinta posição do ranking mundial. A organização estima que até 2030, mais de 500 milhões de pessoas no mundo desenvolverão diversas doenças não transmissíveis devido à falta de atividade física.

Entre as doenças causadas pelo sedentarismo, estão a obesidade, problemas cardíacos, diabetes tipo 2, desequilíbrio metabólico, osteoporose e outras questões relacionadas aos ossos e doenças de saúde mental. Para evitar estes problemas, recomenda-se que adultos pratiquem ao menos 150 minutos de atividade física moderada por semana ou 75 minutos de atividade física mais intensa. No caso de crianças, este número aumenta para 300 minutos semanais.

Por isso, a Sespa recomenda atenção com as crianças em férias escolares, quando os horários ficam mais flexíveis, a necessidade de atividades fora da residência diminui e aumenta a chance de ficar em casa sem fazer nenhum tipo de atividade física, dedicando-se apenas ao videogame, celulares, tablets ou computadores o dia inteiro.

O Guia de Atividade Física Para a População Brasileira elenca as algumas vantagens de uma rotina mais ativa para crianças e jovens de 6 a 17 anos: promove o desenvolvimento humano e bem-estar; aumenta as habilidades de socialização; melhora a saúde do coração e a condição física; desenvolve habilidades motoras; melhora o humor e reduz a sensação de estresse; ajuda no desempenho escolar; ajuda no controle do peso e reduz o risco de obesidade, entre outros. 

Silvia Corrêa, coordenadora de Doenças Não Transmissíveis da Sespa, elenca algumas dicas para evitar o sedentarismo das crianças nas férias: “É preciso apresentar ambientes que possibilitem atividades físicas, o que podemos chamar de ambientes não sedentários. Pode ser uma praça, um balneário, uma colônia de férias, praias etc. Também é necessário reduzir a exposição das crianças à telas. Outra dica importante é apresentar brincadeiras infantis que as estimulem fisicamente”, declarou.

Os pais devem buscar apresentar o máximo de atividades físicas para as crianças e jovens, para que assim possam encontrar alguma que se sinta estimulado a praticar com regularidade, seja uma brincadeira ou esporte. Além disso, é importante destacar que pais que praticam atividades físicas acabam influenciando positivamente os filhos. Ou seja, é preciso aproveitar esse período de férias escolares e verão amazônico para incluir hábitos saudáveis para si e para as crianças e jovens próximos.

*Texto de Edilson Teixeira