Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DEFESA DE DIREITOS

Estado apoia delegação do Pará na Marcha das Margaridas

A Secretaria de Estado das Mulheres e o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher atuam juntos para fortalecer o movimento, que ocorrerá em agosto, na capital federal

Por Helena Saria (FCP)
12/07/2023 19h00

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher (CEDM) promoveu na terça-feira (11) reunião extraordinária para debater a programação da Marcha das Margaridas, movimento nacional que reúne mulheres rurais, agricultoras familiares, trabalhadoras do campo, da floresta e das águas. O evento ocorre a cada quatro anos, com o objetivo de fortalecer a luta pelos direitos das mulheres, especialmente as que vivem e trabalham no meio rural. Em 2023, a marcha será realizada nos dias 15 e 16 de agosto, em Brasília (DF).

A marcha mobiliza e dá visibilidade para questões fundamentais, como igualdade de gênero, acesso à terra, educação, saúde, moradia e trabalho digno. Também busca combater a violência contra as mulheres e promover a participação feminina nos processos de decisão e no desenvolvimento sustentável. A Marcha das Margaridas se tornou uma importante manifestação de resistência e reivindicação, dando voz às demandas e aspirações das mulheres do campo e da floresta.Participantes da reunião extraordinária do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher

A reunião contou com representantes de diferentes organizações, com destaque para a participação da conselheira Camila Castro, diretora da Fetagri (Federação dos Trabalhadores na Agricultura), que integra a coordenação da marcha. Ela detalhou a programação do evento, abordando os diferentes eixos temáticos da organização da marcha.

Questão ambiental - Um dos aspectos enfatizados foi o papel da região Norte, que terá destaque especial na área ambiental, para demonstrar a importância de abordar temas relacionados à preservação do meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável no contexto da luta pelos direitos das mulheres.

O Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Mulher e a Secretaria de Estado das Mulheres (Semu) apoiam a delegação que representará o CEDM na Marcha das Margaridas. A ação conjunta reforça o comprometimento das instituições em fortalecer a participação das mulheres na marcha, reconhecida como um importante espaço de mobilização e reivindicação.

A reunião foi considerada importante pelas participantes, pois possibilitou um esclarecimento detalhado sobre o processo de construção da marcha e sua agenda política em Brasília. A transparência e a abrangência da mobilização foram ressaltadas como elementos positivos e promissores para o sucesso da Marcha das Margaridas.

O encontro reforçou a relevância do Conselho na articulação e no apoio a iniciativas que visam promover a igualdade de gênero e garantir os direitos das mulheres. A Marcha das Margaridas, que reúne mulheres de todo o País, será um momento ímpar para a expressão das demandas e reivindicações femininas, representando mais um passo rumo à construção de uma sociedade mais justa e igualitária.