Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em Brasília, servidores da Seduc participam de capacitação para o Sistema Presença 2023

A capacitação visa o acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do programa Bolsa Família

Por Bruno Magno (SEOP)
12/07/2023 15h40

A Secretaria de Estado de Educação do Pará (Seduc), por meio da coordenadoria do Programa Estadual Bolsa Família na Educação, participou nos dias 11 e 12 de julho, em Brasília, da oficina de treinamento e capacitação para o Sistema Presença 2023. O evento foi realizado pelo Ministério da Educação, através da Coordenação de Acompanhamento Educacional do Programa Bolsa Família (Caebf).

A coordenadora do Programa Estadual Bolsa Família na Educação, Giovana Costa, participou do treinamento e enfatizou que o objetivo é acompanhar a continuidade do programa de modo a conferir com eficácia a operação do “Sistema Presença” junto ao registro da frequência dos 143,819 estudantes beneficiários no Pará. 

“Esta capacitação vem aprimorar o nosso trabalho e avançar, pois a meta é de alcançar ao menos 90% do público alvo. Ainda temos muito a fazer, devemos unir esforços, realizar buscas ativas e eficientes para localizar todos esses estudantes e acompanhá-los para que eles cumpram o ano letivo. Sabemos que esse público é vulnerável ou de risco social, daí a importância do sistema de educação entender e conhecer quem são esses alunos e que estratégias pedagógicas estão sendo feitas para conseguirem ser matriculados e permanecerem nas escolas tendo acesso ao ensino”, afirmou ela.

Sistema Presença: é uma tecnologia social de acompanhamento e monitoramento da frequência escolar de estudantes beneficiários do Programa Bolsa Família (PBF). É também uma importante estratégia de acompanhamento e monitoramento da universalização da educação básica, sobretudo, de crianças, adolescentes e jovens em situação de pobreza e extrema pobreza. Por meio dos dados produzidos e sistematizados, os gestores públicos podem atuar intersetorialmente, buscando soluções para a melhoria da qualidade do acesso, da permanência e do sucesso escolar dessa população em contexto de vulnerabilidade social.

Texto: Clayton Santos/Ascom Seduc