Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA

Seap certifica novos integrantes do Comando de Busca e Recaptura

Por Caroline Rocha (SEAP)
11/07/2023 17h53

Após três meses, três turmas distintas e muito treinamento, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) entregou os certificados de conclusão de 39 policiais penais aprovados no I Curso Operacional de Busca e Recaptura. Os servidores passam a compor o efetivo do Comando de Operações de Busca e Recaptura (Cobra), ampliando a atuação da Seap em ações externas e contribuindo significativamente na segurança pública do estado do Pará.

A solenidade de certificação dos 39 integrantes do Cobra ocorreu no Salão Central da Escola de Administração Penitenciária (EAP) e contou com a presença do secretário Marco Antonio Sirotheau Correa Rodrigues e diretores da Seap. Familiares dos policiais também foram convidados a participarem da cerimônia.Concluintes do I Curso Operacional de Busca e Recaptura

Em seu discurso, Marco Antonio Sirotheau parabenizou os aprovados, destacando o esforço, a dedicação de todos e o fundamental apoio que os familiares dedicam mesmo estando longe daqueles que participaram do curso. O titular da Seap adiantou também alguns pontos que implicam em investimentos e na estrutura do Comando de Busca e Recaptura.

Segundo o secretário, o Cobra deverá integrar um Núcleo de Busca e Recaptura, que envolverá conjuntamente a Central Integrada de Monitoramento Eletrônico (Cime), além de receberem um espaço adequado para abrigar o comando. Outro destaque foi o anúncio que o Cobra terá seu próprio comandante para representar o grupamento, “um líder à frente de vocês”. Sirotheau acrescentou ainda que será feito investimentos em equipamentos e a troca das viaturas utilizadas pelo Cobra.

O secretário Marco Sirotheau encerrou parabenizando novamente, mas cobrou o comprometimento dos novos integrantes do Cobra, destacando que eles são a Seap fora dos muros das unidades penais. “Vocês farão um trabalho extramuros, e sabem a importância de manter a mesma conduta fora deles. Vocês serão a imagem da Seap nas ruas. Sejam bem-vindos”, disse Marco Antônio Sirotheau.

Qualificação - Embora já existisse na prática, o Cobra, criado no início de 2022, até então nunca teve um curso de formação específico para a atividade-fim que desenvolve: atuar na busca e recaptura, fiscalização e notificação de foragidos, evadidos e transgressores do sistema penitenciário. "A partir desse ponto, nosso secretário determinou a criação do curso para selecionar e capacitar os novos policiais penais que agora integram o Cobra", explicou o diretor da Escola de Administração Penitenciária (EAP), Paulo Cunha.

Cunha afirma que o secretário autorizou e determinou que a EAP providenciasse o primeiro curso do Cobra e que fosse realizado o segundo curso para o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) e também o segundo Comando de Operações Penitenciárias (Cope). Os cursos irão ocorrer já no segundo semestres desse ano para recompor e aumentar o efetivo das forças especiais da Seap.

Todos os policiais penais aprovados passaram por instruções ministradas por profissionais da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core) da Polícia Civil; do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Estado do Pará; do GAP da Seap; e do corpo docente da EAP. A terceira turma foi acompanhada e instruída apenas por policiais penais que integram o GAP.

Paulo Cunha avalia que isso demonstra a preocupação que a secretaria está tendo em formar os melhores profissionais para poderem desempenhar de forma correta e eficaz a missão da Seap.

 “Isso representa muito para a secretaria, principalmente na qualificação da nossa função, nossa missão de fazer a custódia das pessoas que se encontram em conflito com a lei, mas de forma qualificada, com as habilidades necessárias para que a gente possa cumprir a missão da Seap. Esse curso do Cobra nós fizemos em 3 turmas, em 22 dias de internato, e isso com os melhores instrutores que nós temos para cada disciplina, sempre sob o comando do nosso secretário Marco Sirotheau”, afirmou Paulo Cunha.

Força feminina - Ana Paula Farias Lisboa foi uma das duas únicas mulheres aprovadas no curso, assim como a policial penal Daniele Silva de Souza. Ana Paula faz parte da primeira turma de aprovados em concurso para policiais penais da Seap. Ela já participou do I Curso para o Cope, em 2020 e agora do I Curso do Cobra. Ela falou como foi a nova experiência e o período do treinamento. “Foi muito intensa. Eu participei da terceira turma porque o grupamento foi dividido em 3 turmas, então a terceira turma teve a oportunidade de ir se preparando um pouco mais para o que ia encontrar”, afirmou.

 A policial penal contou que foram 24 dias de muitas instruções e de muito treinamento físico e destacou que esse foi o primeiro curso ministrado e coordenado pela categoria de policiais penais da Seap.

“Isso é algo pra ficar pra história da Secretaria, que é valorizar o policial penal tanto nas instruções quanto no oferecimento de treinamentos e capacitação, então eu vejo de uma forma muito positiva. Nós estaremos mais capacitados para fazer um trabalho extramuros porque a princípio as pessoas veem o policial penal trabalhando apenas dentro do presídio, então a gente vai fazer um excelente trabalho extramuros. Tudo isso visando a proteção da sociedade e isso é positivo para o Estado também”, argumentou.

Leandro Moreira de Araújo também está há quatro anos como policial penal da Seap, e agora, integrando o efetivo do Cobra e mais capacitado, ele vislumbra desenvolver seu trabalho de forma ainda mais aprimorada. “A gente precisava desse respaldo por estar atuando na rua. Nosso trabalho é bem complexo, diferenciado do cárcere. O curso foi muito técnico, de muito conhecimento, de muito aprendizado para os alunos. O que eu espero daqui pra frente é que a gente consiga colocar em prática tudo que a gente aprendeu. Tenho certeza que todos os colegas aqui formados entraram de uma forma no curso e saíram de outra”, concluiu o novo integrante do Cobra.

Texto: Márcio Sousa - NCS/Seap PA