PGE publica edital de concurso público para procurador do Estado
São ofertadas 10 vagas e as inscrições começam na próxima sexta-feira (14) até 4 de agosto
A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) publicou, nesta segunda-feira (10), no Diário Oficial do Estado (DOE), o edital para o XXII Concurso Público para o Cargo de Procurador do Estado do Pará. O certame prevê o provimento de 10 vagas no cargo e a formação de cadastro de reserva.
"Ao longo do ano de 2023, a PGE tem um plano de expansão dos seus serviços muito arrojado, pra acompanhar a ampliação dos serviços que vem sendo promovida pelo Governo do Estado. Esse novo cenário impõe que a PGE amplie seus quadros de procuradores, para continuar exercendo a liderança desse processo de assessoramento jurídico de todos os poderes, não somente do Executivo, mas de todos os poderes no desempenho de suas respectivas funções", explicou o procurador-geral do Estado, Ricardo Sefer.
O Cebraspe é a empresa responsável pela execução do certame. As inscrições começam na próxima sexta-feira (14) e seguem até 4 de agosto. O candidato deverá acessa o site do Cebraspe para mais informações.
Provas - O concurso será realizado em 4 fases. A primeira será de prova objetiva, prevista para o dia 1º de outubro deste ano; na segunda, serão provas escritas de natureza discursiva e/ou dissertativa, que serão realizadas nos dias 28 e 29 de outubro; a terceira será com provas escritas, de natureza prática, previstas para os dias 6 e 7 de janeiro de 2024; e, na última e quarta fase, será feita a avaliação de títulos, ainda sem data prevista.
O edital com os detalhes do certame e o cronograma de execução do certame está disponível no site da PGE e do Cebraspe.
O último certame para o cargo foi realizado no segundo semestre de 2022, com 1.799 inscritos. Foram ofertadas dez vagas, e oito foram preenchidas. O evento de posse desses oito novos procuradores aprovados ocorreu em 30 de janeiro deste ano, em evento com o governador Helder Barbalho, no Palácio dos Despachos, na capital paraense.