Seap integra ações de segurança nos balneários mais procurados em julho
A partir da segunda quinzena do mês, agentes da Secretaria vão fiscalizar pessoas com monitoramento eletrônico
A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), por meio do Comando de Operações de Busca e Recaptura (Cobra), integra as forças de segurança na Operação Verão 2023, e durante os finais de semana de julho atua em ações nos municípios de Salinópolis, Bragança e Belém (distrito de Mosqueiro). Na segunda quinzena do mês, a Seap fiscalizará pessoas que estão com monitoramento eletrônico.
Em julho não haverá saídas temporárias do sistema penitenciário. A saída é um benefício previsto na Lei de Execuções Penais - artigos 122 a 125 -, concedido a pessoas privadas de liberdade em regime semiaberto, não condenadas por crimes hediondos que resultaram em morte.Efetivo dos órgãos de segurança atua até o início de agosto para garantir tranquilidade aos veranistas
O titular da Secretaria Adjunta de Gestão Operacional (Sago), Ringo Alex, informa que na Operação Verão 2023 a "Secretaria de Estado de Administração Penitenciária vem colaborado junto com os órgãos de compõem o Sistema de Segurança Pública e Defesa Social, o Sieds, no aumento da fiscalização daquelas pessoas que estão com decisões exaradas adversas da prisão com monitoramento eletrônico, nos municípios com maior fluxo de veranistas, e estamos criando áreas de exclusão para monitorar estas pessoas. Operadores da Central Integrada de Monitoramento Eletrônico, a Cime, juntamente com a Seap, vão estar nos balneários de Salinas, Bragança e Mosqueiro fazendo esta fiscalização".
Trabalho conjunto - Na última sexta-feira (30), foi lançada a Operação Verão 2023 pelo governo do Estado, executada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) em conjunto com os demais órgãos do Sistema de Segurança e também órgãos municipais de trânsito. Mais de 5,6 mil agentes de segurança pública reforçam o efetivo em 92 localidades do Pará.
A Operação, que vai se estender até o dia 02 de agosto, visa reforçar o policiamento ostensivo, sobretudo nas praias e balneários que mais atraem pessoas no período do veraneio. A Região Metropolitana de Belém (RMB) também segue com reforço na segurança durante a ação, incluindo as rondas contínuas e o efetivo nas unidades policiais para o registro de ocorrências e atendimento às demandas da população.
Texto: Kaila Fonseca - Ascom/Seap