Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AÇÕES NA ILHA

Mosqueiro comemora 128 anos com investimentos do Governo do Estado

Infraestrutura, segurança pública e fomento à educação e ao turismo estão entre as principais ações de bem-estar à população da bucólica paraense

Por Evaldo Júnior (SECOM)
06/07/2023 14h07

Cercada de belezas naturais, a ilha de Mosqueiro comemora 128 anos nesta quinta-feira (06) com ações relevantes do Governo do Pará, fomentando a economia e o bem-estar à população. Já foram investidos R$ 58 milhões em serviços de infraestrutura, que englobam cobertura asfáltica, sinalização horizontal, meio-fio, sarjeta e calçada. 

Morador do bairro das Mangueiras, Clementino Rodrigues ressalta que a chegada das obras do programa ‘Asfalto por Todo o Pará’ na travessa Bela Vista, transformou positivamente a mobilidade e até mesmo a segurança de quem mora no local. 

“Escolhi Mosqueiro para viver tranquilamente com a minha família, mas já estava disposto a ir embora por causa das condições. Por aqui não transitava mais ninguém, cansei de ajudar pessoas a desatolar o carro, porque o mato era alto, com muita lama. Já agradeci tanto a Deus. É uma felicidade e uma conquista enorme para Mosqueiro”, ressalta Clementino.

Na PA-391, via que dá acesso à bucólica, o Governo segue com obras e serviços de tapa-buraco, recuperação asfáltica e limpeza de meio-fio e acostamentos.

Educação - Como forma de fomentar a busca pelo conhecimento, o Estado segue valorizando os habitantes do local. Na Escola Estadual Honorato Filgueiras, os alunos da 1ª série do ensino médio descobriram um novo asteroide. A descoberta foi possível graças ao envolvimento de alunos e professores da instituição. A equipe que participa do projeto é formada pelos estudantes Miguel Baía, Victor Moisés, Júlia Barbosa, Paula Vitória , Rakel Bentes, e Luís Felipe, o aluno que identificou o asteroide. 

“A descoberta, para nós, é algo que nos enche de orgulho, podendo mostrar o potencial dos alunos da escola pública paraense, principalmente da nossa ilha. Os alunos todos estão muito eufóricos com os trabalhos produzidos por nós durante esse período e, isso nos enche de orgulho”, destacou o professor de química e coordenador do projeto, Hélio Júnior. 

Economia criativa - Com o objetivo de incentivar o empreendedorismo feminino, a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater) vem promovendo para as mulheres agricultoras da Comunidades de Mosqueiro, oficinas de reciclagem de papelão, roda de conversa, exposição de produtos produzidos em cursos e apresentações culturais. As primeiras beneficiadas são cerca de 230 mulheres que moram nas comunidades de Mari Mari II. 

A agricultora Maria Cristina dos Santos, de 67 anos, participou de um dos cursos de capacitação e aperfeiçoamento. “Na oficina eu vi a possibilidade de aumentar a minha renda e deu certo. Hoje tenho um lucro de 100% nas vendas de sabão”, contou Maria Cristina, que vende 16 barras de sabão, por R$ 5,00 cada unidade. "A venda do sabão vem para complementar a minha renda", explicou a agricultora de árvores frutíferas.

Segurança Pública - Em mais uma ação de fortalecimento para as ações ostensivas da Polícia Militar, o governador Helder Barbalho entregou 142 viaturas dos tipos Picape e Duster para a corporação. Os veículos irão beneficiar os moradores de Mosqueiro, área metropolitana de Belém, Ananindeua, Marituba e Benevides. 

Entre as localidades que recebem reforço na "Operação Verão 2023", deflagrada pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), Mosqueiro recebeu parte dos 5,6 mil agentes de segurança pública reforçam o efetivo em 92 localidades do Estado, com ações ostensivas e preventivas para inibir a criminalidade e garantir a segurança de todos. 

O governador do Pará, Helder Barbalho, enfatizou no lançamento da Operação que: "A nossa principal missão é servir a população do nosso Estado, com a busca do serviço de excelência. Então agradeço a todos os nossos colaboradores que estarão trabalhando enquanto a população está descansando e se divertindo, e nós precisamos estar na retaguarda para permitir que a população possa desfrutar das maravilhas que o veraneio oferece em todo o Estado do Pará”, finalizou o chefe do executivo paraense.