Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGUP/SEJUDH

Público LGBT participa do projeto “Pista Cidadã”

Por Redação - Agência PA (SECOM)
14/04/2018 00h00

Ser reconhecido como alguém que merece respeito ou ter um documento que permita a identificação como um indivíduo na sociedade. Esse foi o resultado da “Pista Cidadã”, ação realizada na noite desta sexta-feira, 13, pela Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), em conjunto com a Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Comitê de Enfrentamento à LGBTFOBIA.

A iniciativa divulgou informações sobre direitos e cidadania, viabilizou o encaminhamento à retirada de documento como Registro Geral (RG) e Registro de Identificação Social (RIS), a fim de atender o público de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT).

No início da noite, representantes dos órgãos envolvidos, incluindo as polícias Civil e Militar, a Diretoria de Prevenção Social da Violência e da Criminalidade (Diprev), reuniram-se no primeiro ponto de encontro, na Praça do Operário, em São Brás, no centro de Belém. Iniciado o trajeto, percorreram a avenida Almirante Barroso, tendo como destino final o viaduto da BR 316. No caminho da ação deram orientações a cerca de 20 profissionais do sexo. Como forma de alertar sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis foram entregues diversos preservativos e também kits de beleza.

Um jovem de 22 anos contou que desde os 17 não possui carteira de identidade. “Estou surpreso de virem ao meu encontro e de receber essa ajuda para tirar o meu RG. Agora vou poder também retirar a carteira de nome social. Me senti valorizado e estou feliz com essa aproximação, porque pude repassar aos órgãos responsáveis os meus medos e necessidades”, afirmou.

Para a diretora de Prevenção da Segup, delegada Silvia Rêgo, a ação proporciona a troca de informações que permite o atendimento ao público LGBT. “É importante esclarecer que há espaço voltado ao combate à homofobia. Espaço este que discute medidas e ações com base nas reuniões entre os órgãos envolvidos junto ao comitê de combate à homofobia”, explicou.

Segundo o gerente de Livre Orientação Sexual da Sejudh, Beto Paes, esta é a segunda edição do projeto com previsão de realização também para o mês de maio. “As medidas visam combater a exclusão e a violência contra essas pessoas que se encontram em vulnerabilidade social. Dessa forma, o contato por meio da Pista Cidadã permite que elas saibam que tipo de serviços dispõe, como cursos profissionalizantes do Pro Paz, e projetos sociais como Cheque Moradia e Jovem Aprendiz”, informou.