Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA FAMILIAR

Adepará entrega primeiro registro artesanal de casa da farinha em Mocajuba

Com a certificação, o produtor poderá comercializar para outros municípios paraenses, ampliando o mercado

Por Ivana Barreto (EMATER)
04/07/2023 15h14

A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará) entregou na última semana, o Certificado e Registro Artesanal para um produtor de farinha, proprietário do Sítio Marabá, zona rural do município de Mocajuba, tornando-se a primeira agroindústria certificada no município. A casa de farinha “Farinha Deliciosa” é de agricultura familiar e produtos artesanais. 

Com a certificação, o produtor poderá comercializar para outros municípios paraenses, ampliando o mercado, além de contribuir para a valorização e desenvolvimento da agricultura familiar. A Casa “Farinha Deliciosa” é a concretização de um trabalho rural realizado por décadas na família, que cultivam mandioca. 

“Depois de muito sacrifício, conseguimos a certificação, legalizamos nossa produção, e com isso vamos ter muito mais sucesso, ampliar o mercado, expandir a produção. Além da farinha, temos outros produtos como o tucupi, a goma, maniva, vamos também legalizar para aumentar as vendas”, concluiu o produtor e proprietário da casa de farinha Assis de Souza. 

Os fiscais estaduais agropecuários da Gerência Regional de Mocajuba foram os responsáveis pela fiscalização, visitas técnicas e orientações para que a certificação fosse concedida pela Diretoria de Defesa e Inspeção Vegetal, que regulamenta os procedimentos para autorização e operação das casas de farinha de todo o Estado, seguindo os critérios de produção artesanal e industrial sanitários. 

A Agência de Defesa também realiza ações de fiscalizações, vigilância, inspeção, classificação e identificação de produtos de origem vegetal, garantindo a qualidade dos alimentos e saúde dos consumidores.  

O programa de certificação artesanal é um dos mais importantes da Adepará, pois trata-se de uma política pública inclusiva que oferece oportunidade de desenvolvimento da agricultura familiar. 

Atualmente, há 48 estabelecimentos de produção artesanal certificados pela Agência de Defesa em todo o Estado.