Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospital Público da Mulher alcança a marca de 85% de execução

Unidade será a primeira do Pará, exclusiva para assistência e cuidado da saúde feminina e também atenderá às vítimas de violências sexual e doméstica

Por Lilian Guedes (PC)
03/07/2023 10h50

O primeiro hospital do Pará voltado exclusivamente para o público feminino, o Hospital Público da Mulher Senhora de Nazaré, localizado em Belém, segue com a sua construção em ritmo intenso: 85% do total dos serviços já foram executados. 

Nesta semana, o secretário-adjunto de Obras do Estado (SEOP), Valdir Acatauassú, visitou as instalações da unidade para fiscalizar o andamento das obras e alinhar, junto à empresa executora, o andamento das futuras frentes de trabalho. O prédio fica localizado na avenida Gentil Bittencourt, 2.175, e irá contribuir para a assistência à saúde da mulher e redução de fluxo em outras unidades. 

“Um hospital exclusivo para mulheres, que atende vivamente as doenças femininas e que nunca foi pensado, hoje, está se tornando uma realidade. Já estamos em fase de acabamentos com o cronograma de conclusão da obra para ainda este ano. É uma satisfação muito grande que o nosso governador Helder Barbalho, nossa vice-governadora Hana e o secretário de obras, Ruy Cabral, tenham essa obstinação para a finalização deste equipamento público. Uma obra que vai marcar o relacionamento com a população feminina que terá aqui, um espaço de atendimento e solução para os problemas que venham a ocorrer”, declarou o gestor da Seop. 

Gerenciados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), os serviços estão na fase de acabamento e revestimento, bem como as instalações elétricas, hidráulicas, ligações de incêndio e instalação dos forros, executados por cerca de 250 trabalhadores.

Com mais de 17 mil metros quadrados, o prédio possui 11 andares - todos já com a estrutura finalizada, para atendimentos de urgência e emergência, consultas, ala de diagnósticos por imagem, atendimento ambulatorial e salas para consultas. Além disso, o hospital oferecerá a quantidade de 120 leitos com serviços para atendimentos e diagnósticos especializados em ginecologia (geral, climatério, infanto puberal e colposcopia), mastologia, infectologia, endocrinologia, uroginecologia, reumatologia e dermatologia, abrangendo urgência e emergência.

A unidade também vai prestar assistência às vítimas de violências sexual e doméstica, visando agilizar o processo de operacionalização do acesso qualificado à Rede de Atenção à Mulher.