Semas promove palestra para capacitar servidores em política de prevenção e enfrentamento ao assédio
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) promoveu, da última terça-feira (27) até esta sexta (30), um ciclo de palestras com o objetivo de orientar seus servidores quanto à Política de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio, que está sendo implantada no órgão.
As palestras proferidas por Myrelle Jacob, advogada e consultora de equidade de gênero, foram realizadas no Palacete Faciola e na sede do Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev), em Belém, com participação de gestores, servidores efetivos, temporários e comissionados.
A capacitação apresentou informações e esclarecimentos sobre as políticas desenvolvidas pelo órgão para identificação e combate a todos os tipos de assédio, pela necessidade de manutenção de um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Fortalecimento - Segundo a Ouvidora da Semas, Aline Soares, o órgão fortalece a estrutura necessária para atender este tipo de situação. “Precisamos estar preparados para atender este tipo de situação e por isso existe esta necessidade de aperfeiçoamento e entendimento, com uma participação cada vez maior dos servidores. O objetivo é trazer conhecimento, trazer clareza quanto à situação e gravidade deste tipo de ocorrência”, disse.
O ciclo de palestras integra o processo de implementação de uma política interna para prevenir ocorrências de assédio. Inicialmente, foram desenvolvidas ações que envolvem diversos setores da secretaria, com criação, desenvolvimento e implementação de procedimentos para receber denúncias de assédio em suas diversas peculiaridades. Em seguida, um fluxo interno foi criado e foram realizados treinamentos dos departamentos de Corregedoria, Ouvidoria, Gestão de Pessoas, Conjur, Núcleo de Estudos Legislativos.
“Não estamos fazendo palestras isoladas, estamos implantando uma política. No primeiro ponto do projeto, nós desenvolvemos o programa. Neste segundo momento, já com parâmetros definidos, nós estamos capacitando gestores em relação à política, em relação às temáticas de assédio e apresentando diversos mecanismos de ação para que os gestores consigam agir em relação aos casos de assédio, focados na não violência. Então, foram apresentadas técnicas de intervenção do espectador e também comunicação não violenta, além de algumas técnicas de conversação”, detalha a palestrante Myrelle Jacob.
A ideia da política é garantir com que toda a secretaria esteja preparada para receber e direcionar denúncias. “A expectativa é que todas as pessoas da secretaria estejam cientes e capacitadas em relação ao tema e que não existam portas erradas na secretaria para apresentação de denúncias, porque diversas pessoas em diversos setores estão preparadas para lidar com assédio”, diz a advogada. “Para que as políticas públicas sejam perenes, os órgãos devem ser estáveis, reduzindo a rotatividade. Um dos principais motivos de saída do trabalho é por conta do resultado da gestão, devido a micro agressões e assédio”, completa.
Talita Santiago, assistente administrativa da Gerência de Recursos Humanos - Estágio da Semas, afirma que os jovens são devidamente orientados desde o momento em que se apresentam na Secretaria. "Os estudantes que ingressam na secretaria têm uma mente bem mais aberta. Quando eles chegam na Semas e são recepcionados durante o evento de acolhimento aos estagiários, eles recebem orientações sobre os setores de Psicologia, Corregedoria e já são orientados sobre como se posicionar, como se proteger, não se sentem mais perdidos”, esclarece.
Reforço - Para Patrícia Bianca, assistente administrativa da Consultoria Jurídica (Conjur) da Semas, a capacitação pôde esclarecer muitas dúvidas. "Para mim, a palestra foi super importante porque esclareceu os direitos dos temporários. Esse é um novo projeto, sou do PSS (Processo Seletivo Simplificado) e estou na Semas desde 2020. É a segunda vez que assisto esta palestra, a primeira foi direcionada só para os servidores da Conjur e, agora, está sendo voltada para os temporários. Foi super esclarecedora, porque a gente está aprendendo os nossos direitos, estamos sendo orientados sobre como proceder, como por exemplo em relação a servidores efetivos, que é um questionamento que os temporários têm. Então, para o servidor temporário, é muito interessante, porque agora a gente já sabe como proceder e isso é muito importante."
Já o técnico em Gestão de Meio Ambiente da Diretoria de Licenciamento Ambiental, Giovani Rezende, avalia que tanto funcionários temporários quanto efetivos estão se beneficiando dos assuntos abordados no ciclo de palestras. "Estas palestras são de grande importância para servidores como um todo, temporários e efetivos. A secretaria está dando um passo à frente em relação a isso. Nós, que somos servidores do estado, temos o papel de servir ao público, então, com esta capacitação, a gente consegue proporcionar esclarecimentos às pessoas, agindo como agentes multiplicadores deste tipo de informação”, destaca.
A manutenção de um ambiente de trabalho saudável é a meta da gestão da secretaria, afirma Ana Cláudia de Souza, psicóloga da Semas. “A Semas está inovando trazendo este evento de política de prevenção ao assédio na administração pública para o estado, o que já é exigido pela esfera federal. É uma forma de criar um ambiente de cuidado para prevenir situações de assédio. Nós escolhemos fazer diferentes momentos, um para esclarecer os gestores, já que eles são os maiores responsáveis em garantir que isto não aconteça em seus setores, e outros com servidores efetivos e temporários. Tivemos um bom retorno. Temos que conseguir olhar para esta realidade, para que cada um de nós possamos ser responsáveis para evitar que este tipo de situação ocorra”, disse.