Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INCLUSÃO

CIIR encerra programação do Arraiá Inclusivo com Arrastão do Pavulagem

Cortejo contou com a participação de centenas pessoas entre colaboradores, usuários e acompanhantes

Por Pallmer Barros (CIIR)
30/06/2023 16h14

A programação junina no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, foi encerrada nesta sexta-feira (30) com o Arraiá Inclusivo, que contou com a participação de centenas pessoas entre colaboradores, usuários e acompanhantes que seguiram o Arrastão do Pavulagem, que passou pelas dependências do Centro de Reabilitação levando socialização, alegria, animação e interação. 

Organizado pelo Comitê de Trabalho Humanizado (CTH) juntamente com o setor de Arte e Cultura, além do cortejo inclusivo do Instituto Arraial do Pavulagem, o evento contou com a apresentação da Companhia de Teatro Notáveis Clowns, que apresentou “O Fabuloso Boi Otávio Notável”, na última quinta-feira (29); teve ainda as apresentações de reabilitandos integrados às Oficinas de Dança e Música, além da quadrilha “Chapéu de Palha”, formada por colaboradores do CIIR. 

“A parceria com o Arraial do Pavulagem trouxe mais brilho ao nosso evento promovendo muita integração, inclusão, não somente para os colaboradores, mas principalmente, à nossa comunidade assistida que apreciou com muita intensidade a apresentação que já é uma manifestação cultural reconhecida no Estado do Pará. Foi realmente contagiante acompanhar o cortejo”, ressaltou a diretora-executiva do Centro, Rejane Xavier. 

Terapia Junina – Por todo este mês, a equipe multiprofissional do Centro de Reabilitação conduziu diversas atividades baseadas na temática, uma delas, sendo utilizada na execução do Plano Terapêutico de Estimulação Precoce. Por meio de atividades lúdicas, os pequenos usuários participaram de atividades funcionais juntamente com os seus acompanhantes, voltadas ao desenvolvimento cognitivo.

“Trabalhamos o lúdico abordando diversos aspectos na estimulação precoce com recursos simples e acessíveis, como a roda de cantoria e violão (com músicas juninas) conduzida pela musicoterapia, que estimula a socialização entre os participantes para que os acompanhantes possam replicar em casa, e assim, potencializar ainda mais a reabilitação”, pontuou Bruno Cruz, coordenador do Centro Especializado em Reabilitação (CER IV), um dos setores de atendimento no CIIR. 

Um dos participantes do Arrastão Cultural, o pequeno reabilitando Rodrigo Maia, de 5 anos, aproveitou o último dia de evento no CIIR acompanhado da mãe, Samara Maia, de 32 anos. “Está tudo integrado neste evento. A socialização dele, o desenvolvimento intelectual, o conhecer o mundo de uma forma cultural. Muito legal tudo que o CIIR promove. Desde quando o meu filho iniciou o acompanhamento aqui, eu vejo a evolução dele, e a gente volta para casa alegre, porque sempre tem um evento diferenciado para a comunidade assistida”, disse a mãe do garoto.

O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcDs) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de Saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O CIIR é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). O Centro funciona na rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042.2157 / 58 / 59.