Setur participa de Reunião do Programa de Regionalização do Turismo, em Brasília (DF)
Iniciativa do Ministério do Turismo promove a integração dos interlocutores regionais e o alinhamento de ações a respeito de ações da órgão ministerial
Até amanhã (30), a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) participa da 34ª Reunião Nacional dos Interlocutores Estaduais do Programa de Regionalização do Turismo (PRT), promovida pelo Ministério do Turismo, na sede da pasta em Brasília (DF). O evento tem o objetivo de promover a integração dos interlocutores e o alinhamento de ações a respeito da iniciativa desenvolvida pelo Mtur. O encontro começou no dia 28 com representantes de todos os Estados do País.
O encontro ocorre para o alinhamento e atualização de ações concluídas e em andamento no exercício de 2023, pelo Ministério do Turismo, bem como da atuação e trabalhos a serem desenvolvidos pelos Interlocutores estaduais do PRT. São apresentados e discutidos o Mapa do Turismo Brasileiro, a Categorização dos Municípios e o Planejamento do Turismo nos Territórios, além de informes e esclarecimentos para melhor atuação da 'Rede' no processo de inovação e implantação da regionalização das ações no País.
O coordenador do PRT, no Pará, Cleber Gomes, explica que o Estado apresentará as experiências positivas obtidas durante as ações de apoio à gestão municipal do turismo, no âmbito do PRT do Pará, através da realização de oficinas e de assessoramento. “A reunião será conduzida por meio de uma oficina participativa aos representantes estaduais que terão a oportunidade de se qualificar e de participar, apresentando sugestões, que serão avaliadas, com fins de aperfeiçoar a efetivação e a eficácia da gestão descentralizada do turismo, fortalecendo, assim, o Programa de Regionalização do Turismo nos municípios, regiões turísticas e estados brasileiros”, sinalizou. A técnica em Planejamento e Gestão de Turismo da Gerência de Estruturação dos Destinos Turísticos, Rosely Coroa, também participa do encontro em Brasília.
Em 2023 a Setur realizou oficinas do PRT em Marabá e estão previstos encontros nos municípios de Vitória do Xingu, Abaetetuba, Tucuruí, Redenção, Itaituba, Curuçá, Belterra, Capanema, Tomé-Açu, Salinópolis e Paragominas.
Interlocutores - Os interlocutores que participam da reunião atuam na implementação e no desenvolvimento da política pública por meio da Regionalização do Turismo nas regiões que fazem parte do Mapa do Turismo Brasileiro. São eles que recebem as orientações do Ministério do Turismo para o planejamento, implementação, acompanhamento e avaliação das ações do PRT em âmbitos estadual, regional e municipal. Os interlocutores trabalham de forma articulada, formando a Rede Nacional de Regionalização, fonte de troca de experiências, intercâmbio e inovação.
O trabalho integrado é um dos pilares adotados pela Secretaria Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio da Coordenação Geral de Áreas Estratégicas para o Desenvolvimento Turístico, junto à Regionalização, desenvolvem ações para fortalecer cada vez mais a rede nacional que atua no PRT.