Seaster realiza monitoramento em 'Hortas Sociais' e oferece capacitação às famílias
Equipes da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) visitaram propriedades em São Domingos do Capim e Concórdia
Uma equipe da Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) está realizando visitas em municípios paraenses que já executam o projeto 'Hortas Sociais Pedagógicas'. O objetivo é monitorar as condições e gerenciamento das instalações de plantio e prestar capacitação aos usuários, através de oficinas técnicas voltadas à gestão organizacional, empreendedorismo digital e meio ambiente.
Ao longo desta semana, uma equipe da secretaria esteve em São Domingos do Capim e Concórdia do Pará. Neila da Conceição, gerente do programa, explica que as ações de monitoramento e capacitação são de extrema importância para a manutenção e progresso das ações do projeto em cada região.
“O monitoramento serve para avaliação das estruturas das casas de vegetação e bancadas, estrutura imprescindível dentro das hortas e que necessita estar sempre em boas condições de uso. O monitoramento é a quarta etapa do projeto, em conjunto com as oficinas voltadas ao incentivo do empreendimento e da sustentabilidade", informou Neila Conceição, da Seaster.
Dona Emília Nunes é usuária do programa desde que foi instaurado em seu município e diz o quão positivo é o trabalho desenvolvido pelo projeto para o incremento da renda de sua família e fortalecimento da comunidade que reside no entorno.
“O 'Hortas' me ajuda demais a manter a casa e ajudar a minha família, não só a mim, mas também a todos os companheiros que fazem parte do projeto. Eu adoro plantar, sempre trabalhei com plantação. Então fazer isso e ainda gerar renda é muito gratificante".
Para além das capacitações, as equipes da secretaria também desenvolvem oficinas de precificação, gerenciamento de negócios e marketing digital.
HORTAS SOCIAIS
Sob a gerência do governo do Estado, através da Seaster, e em parceria com a Fundação Banco do Brasil, a iniciativa vem impulsionando a inclusão e promoção social de famílias em situação de vulnerabilidade social e econômica através do plantio, colheita e comercialização de produtos como ferramenta de formação e geração de renda. O projeto já possui 12 unidades produtivas implantada. Ao todo, serão 20 municípios atendidos pela Seaster. 07 já foram contemplados.