Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Técnicos da Região do Xingu participam de treinamento para Cadastro de Propriedades

Programação integra as ações executadas no 'TS" pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca do Pará (Sedap)

Por Rose Barbosa (SEDAP)
29/06/2023 12h39

Como parte das ações do Projeto Territórios Sustentáveis (TS) executadas pela Secretaria de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap), está sendo realizado até esta sexta-feira (29), no município de Brasil Novo, na Região de Integração do Xingu, um  treinamento prático  para o  Cadastro de Propriedades Rurais na Região da Transamazônica. Participam da programação, técnicos das prefeituras locais, por meio das secretarias de Agricultura, e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater). 

O objetivo da programação, que iniciou no último dia 27, é realizar o treinamento das secretarias de agricultoras locais e da Emater no Sistema AgroTag Pará, que é uma ferramenta que apoia o trabalho de técnicos e gestores no planejamento e monitoramento de propriedades rurais na região. O novo módulo do AgroTag foi customizado por meio de uma parceria entre a Embrapa e o Governo do Estado do Pará, no âmbito da política pública Territórios Sustentáveis (TS). 

“O treinamento está sendo ministrado pela Secretaria de Estado de Sustentabilidade e Meio Ambiente (Semas) e foi solicitado pela Sedap”, explicou a integrante da equipe técnica do TS, Marlene Vieira, engenheira agrônoma e técnica em gestão agropecuária da Sedap. A engenheira agrônoma compõe a equipe da secretaria que faz a avaliação e o monitoramento das ações que competem à Sedap dentro do TS. 

O treinamento ocorre em dois momentos distintos em Brasil Novo: no auditório da Prefeitura e  em campo, onde ocorrem as aulas práticas.

 Além de Brasil Novo, participam da programação, técnicos das secretarias de agricultura e Emater dos municípios, Placas, Pacajá, Anapu e Medicilândia.