Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HRPC promove treinamento sobre detecção precoce de lesões na face e cavidade oral

Capacitação foi voltada para profissionais dos 38 municípios da área de abrangência da unidade. Pacientes com suspeitas de lesões podem obter atendimento no Hospital via Central Estadual de Regulação.

Por Governo do Pará (SECOM)
27/06/2023 11h28

O Hospital Regional Público de Castanhal (HRPC), localizado na região de integração do Caeté, ofereceu, na última semana, um treinamento em identificação precoce de lesões em face e cavidade oral para regionais dos 38 municípios de sua área de abrangência.

A ação contou com orientações dadas pelas equipes de odontologia e cirurgia bucomaxilofacial do HRPC com o objetivo de instruir profissionais da assistência básica e familiar na identificação precoce de lesões que devem ser avaliadas por odontólogos ou cirurgiões bucomaxilofaciais.

Para a diretora técnica do Regional, Renata Coutinho, o diagnóstico precoce é fundamental para que o paciente possa receber o melhor tratamento, por isso, é tão importante promover essas capacitações.

“Normalmente a identificação de lesões na cavidade oral e na face é tardia, o que faz com que elas já estejam muito grandes e o tratamento leve a muitas sequelas para esses pacientes. Por isso, é muito importante capacitar esse profissional da ponta, que está diretamente com o paciente, para identificar precocemente qualquer sintoma e encaminhá-lo para tratamento correto", orienta.  

Na ocasião, também foi explicado como está funcionando o serviço no hospital. “O acesso se dá através da Central Estadual de Regulação, não é exigido nenhum diagnóstico fechado. Qualquer paciente com lesão suspeita pode ser encaminhado - através da regulação - para o hospital”, explicou Renata Coutinho.

Perfil – O Hospital Regional Público de Castanhal é uma unidade do Governo do Estado, atuando em regime 100% SUS, sendo referência para a região, com 40 municípios em sua abrangência. É administrado pela Associação de Saúde, Esporte, Lazer e Cultura (Aselc). Os pacientes são encaminhados à unidade pelo Sistema de Regulação Estadual.

Texto: Débora Barbosa/Ascom Aselc