Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROGRAMAÇÃO

Em Belém, Sespa promove "Arraiá Junino Inclusivo"

Pessoas com TEA e familiares puder se divertir com atrações, como quadrilha junina, banda musical inclusiva, grupos de dança, além.de adquirir produtos da feira do empreendedorismo inclusivo.

Por Melina Marcelino (SESPA)
25/06/2023 09h31

Foi realizado no último sábado (24), em Belém, o Arrasta TEA, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa). A programação especial inclusiva na Fundação Curro Velho, na capital do estado, contou com diversas atrações, como quadrilha junina, banda musical inclusiva, grupos de dança e feira do empreendedorismo inclusivo.

O evento reuniu diversas famílias, principalmente levando crianças e adolescentes autistas, já que a festa foi pensada no conforto das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), incluindo um espaço de acomodação sensorial, cadeiras de roda disponíveis para locomoção e o som mais baixo das músicas. Segundo a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, o Arrasta TEA foi um exemplo para outros eventos:

“A grande adesão ao nosso Arrasta TEA mostra a importância da realização de eventos que acolham todas as deficiências e é possível fazer. Fizemos em eventos alusivos ao carnaval e Copa do mundo, além de espaços em estádios de futebol e agora com a festa junina. Isso se torna um exemplo para todas as instituições privadas e públicas realizem seus eventos inclusivos”, declarou a coordenadora.

Uma das famílias presentes na programação foi a de Jamile Cruz, que junto com o marido levou a pequena Lílian, de 5 anos, que é autista. Segundo ela, as condições disponibilizadas e as atrações fizeram levar a filha para a programação: “Trouxemos pela questão inclusiva; tudo aqui está voltado para o conforto e diversão da minha filha. É muito bom saber que existem iniciativas como essa, voltadas para famílias como a minha”, declarou a mãe.

Além da apresentação de grupos de dança e banda musical formados por pessoas com TEA, a iniciativa contou com oito barracas que formaram a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, espaço dedicado em eventos da Cepa para divulgação e comercialização de produtos confeccionados por pessoas com autismo, familiares ou associações. Neste Arrasta TEA foram comercializados alimentos típicos de festas juninas, como bolos, doces, vatapá, arroz com galinha e muito mais.

Familia CruzUma das participantes foi Amália Pinheiro, mãe de um jovem autista. Ela levou seus bolos e doces para serem vendidos na ocasião : “Já participei de outras programações da Cepa. Sempre que posso, estou com meus produtos expostos para venda. É uma excelente oportunidade para nós, mães de autistas, termos uma renda extra para contribuir”, declarou.

Texto: Edilson Teixeira/Ascom Sespa