Em Belém, Sespa promove "Arraiá Junino Inclusivo"
Pessoas com TEA e familiares puder se divertir com atrações, como quadrilha junina, banda musical inclusiva, grupos de dança, além.de adquirir produtos da feira do empreendedorismo inclusivo.
Foi realizado no último sábado (24), em Belém, o Arrasta TEA, uma iniciativa da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), por meio da Coordenação Estadual de Políticas Para o Autismo (Cepa). A programação especial inclusiva na Fundação Curro Velho, na capital do estado, contou com diversas atrações, como quadrilha junina, banda musical inclusiva, grupos de dança e feira do empreendedorismo inclusivo.
O evento reuniu diversas famílias, principalmente levando crianças e adolescentes autistas, já que a festa foi pensada no conforto das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), incluindo um espaço de acomodação sensorial, cadeiras de roda disponíveis para locomoção e o som mais baixo das músicas. Segundo a coordenadora da Cepa, Nayara Barbalho, o Arrasta TEA foi um exemplo para outros eventos:
“A grande adesão ao nosso Arrasta TEA mostra a importância da realização de eventos que acolham todas as deficiências e é possível fazer. Fizemos em eventos alusivos ao carnaval e Copa do mundo, além de espaços em estádios de futebol e agora com a festa junina. Isso se torna um exemplo para todas as instituições privadas e públicas realizem seus eventos inclusivos”, declarou a coordenadora.
Uma das famílias presentes na programação foi a de Jamile Cruz, que junto com o marido levou a pequena Lílian, de 5 anos, que é autista. Segundo ela, as condições disponibilizadas e as atrações fizeram levar a filha para a programação: “Trouxemos pela questão inclusiva; tudo aqui está voltado para o conforto e diversão da minha filha. É muito bom saber que existem iniciativas como essa, voltadas para famílias como a minha”, declarou a mãe.
Além da apresentação de grupos de dança e banda musical formados por pessoas com TEA, a iniciativa contou com oito barracas que formaram a Feira do Empreendedorismo Inclusivo, espaço dedicado em eventos da Cepa para divulgação e comercialização de produtos confeccionados por pessoas com autismo, familiares ou associações. Neste Arrasta TEA foram comercializados alimentos típicos de festas juninas, como bolos, doces, vatapá, arroz com galinha e muito mais.
Familia CruzUma das participantes foi Amália Pinheiro, mãe de um jovem autista. Ela levou seus bolos e doces para serem vendidos na ocasião : “Já participei de outras programações da Cepa. Sempre que posso, estou com meus produtos expostos para venda. É uma excelente oportunidade para nós, mães de autistas, termos uma renda extra para contribuir”, declarou.
Texto: Edilson Teixeira/Ascom Sespa