Hospital Regional de Marabá promove Festa Junina para pacientes de hemodiálise
Com cerca de 8 mil sessões de diálise realizadas em 2023, a unidade é referência para cidades da região de integração de Carajás
O Hospital Regional do Sudeste do Pará - Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, promoveu nesta sexta-feira (23), um Arraial Junino que trouxe alegria e bem-estar para os pacientes que realizam tratamento de hemodiálise. A iniciativa de humanização visa elevar a autoestima dos usuários, e proporcionar um ambiente hospitalar acolhedor.
Aelcio Bispo dos Santos, aposentado de 55 anos, morador de Jacundá, há dois anos realizar sessões de hemodiálise no Regional de Marabá, expressou a importância da ação. "Foi uma festa maravilhosa! Nos divertimos um pouco, elevou nossa autoestima e nos fez esquecer um pouco das dificuldades do tratamento", relatou.
O arraial junino da hemodiálise no HRSP, foi realizado pela equipe de humanização do setor, o local foi cuidadosamente decorado com bandeirinhas coloridas típicas, criando atmosfera alegre e festiva. Uma das atividades mais animadas foi o concurso de roupas juninas, com pacientes e profissionais concorrendo a premiações com trajes criativos.
Natal Correia Leite, 62 anos morador de Marabá, realiza tratamento há três anos no hospital, ele destacou os cuidados humanizados que recebe. "O Arraial Junino foi uma grande surpresa, os profissionais no HRSP, não medem esforços para nos proporcionar momentos de felicidade. Sentir esse cuidado e carinho, nos faz perceber que somos valorizados e nos motiva a continuar lutando", expressou Natal com gratidão.
O psicólogo Maycon Silva, que atua na unidade do Governo do Pará, enfatizou a importância desse tipo de ação para a saúde mental dos pacientes em hemodiálise. "Festas como essa têm um impacto significativo no bem-estar emocional dos pacientes, pois promovem momentos de socialização, elevam o humor e motivam para a melhora da qualidade de vida. É essencial cuidar da saúde mental dos usuários, e o Arraial Junino foi uma forma muito positiva de fazê-lo", destacou o psicólogo.
Referência
A unidade de hemodiálise do Regional de Marabá possui 20 poltronas para tratamento em três turnos, salas de observação e ambulatórios. Contando com um grupo diversificado de especialistas, nefrologistas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e enfermeiros, oferece atendimento humanizado e personalizado aos pacientes.
James Vinicius, enfermeiro nefrologista que atua no HRSP, explicou que a hemodiálise é um processo em que uma máquina realiza a filtração e purificação do sangue, desempenhando a função que os rins comprometidos não são capazes de realizar, como a remoção de resíduos prejudiciais à saúde do organismo. "Esse tratamento é recomendado para pacientes que sofrem de insuficiência renal aguda ou crônica grave, buscando substituir a função deficiente dos rins", ressalta.
"O serviço de hemodiálise do Regional de Marabá é referência para mais de 1 milhão de pessoas em 22 municípios da região de integração de Carajás. Até junho de 2023, a unidade já realizou cerca de 8 mil sessões de diálise, mostrando a importância do atendimento para a sociedade paraense", afirmou o secretário de saúde pública, Rômulo Rodovalho.
Benjamin Ferreira, diretor executivo do hospital, ressalta que a unidade conta com equipe de excelência no setor de hemodiálise, pronta para oferecer atendimento de qualidade. "Nossos profissionais recebem capacitações constantes, e adotam os protocolos mais modernos. Valorizamos também o aspecto humanizado no atendimento, fundamental para que nossos pacientes nefrológicos, se sintam acolhidos", destacou.
Perfil - O Hospital Regional do Sudeste pertence ao Governo do Pará, é gerenciado pelo Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). É referência para procedimentos de média e alta complexidade para mais de 1 milhão de pessoas, em 22 municípios da região.
Texto da Ascom Regional de Marabá