Disputas acirradas marcam primeiro dia de competição do JOAPA em Cametá
Competitividade e determinação marcaram as disputas em Cametá, onde atletas participaram, nesta quinta-feira (21), do primeiro dia de competição dos Jogos Abertos do Pará (Joapa). O evento, que prossegue até domingo (25), é promovido pela Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
Os primeiros jogos foram das modalidades de futebol de areia e futsal. Ao mesmo tempo, ocorria a modalidade handebol e voleibol. Seguindo a programação dos jogos, nas disputas do futsal, no campo do Arimatéia, a competição foi acirrada. O time masculino de Barcarena ganhava de 3 a 0 de Tailândia, quando restavam 6 minutos para terminar a partida, Tailândia virou de 4 a 3, e quando faltava 1 minuto para o término da partida Barcarena reagiu e marcou 5 a 4 até que Tailândia empatou, seguindo para a decisão na prorrogação que ficou no zero a zero, sendo decidida nos pênaltis, com a vitória de Tailândia.
A competição atraiu diversos espectadores que acompanhavam o jogo no entorno do campo. Muitos vieram de suas cidades para torcer pelo seu time. “Eu acompanhei o Joapa nas duas vezes que teve no Moju e é a primeira vez que eu assisto aqui em Cametá. O espaço é bom, a estrutura é boa, eu tô muito feliz de ver que o governo investe no esporte”, destaca o educador físico, Jeferson Moraes, do município de Moju.
Cerca de 1300 atletas estão na cidade de Cametá para as competições e no local, ambulantes da cidade comemoram a chegada do Joapa no município. “No interior eu trabalho com agricultura, e aqui na cidade com a venda do picolé. Quando a gente recebe esse tipo de evento, dobram as nossas vendas e um movimento desse ajuda muita gente a faturar o seu troquinho”, disse Orlando Gomes, vendedor de picolé.
Outro destaque foi para a equipe de igarapé-miri do vôlei masculino, que saiu vitoriosa na partida contra Moju. Segundo Ian Costa, atleta profissional de vôlei que atualmente mora em São Paulo, onde compete profissionalmente, contou da experiência de participar do Joapa representando o seu município de Igarapé-Miri “foi uma oportunidade imensa pois eu já tinha muita vontade de competir no Joapa, por ser uma competição muito importante.
Esse incentivo do governo do estado é muito importante para qualquer atleta que sonha em chegar em um nível de alto rendimento”, ressalta. As competições seguem até domingo (25), onde as equipes vencedoras recebem o troféu de campeão da etapa regional e se classificam para a etapa final, que será realizada em Belém.