Fapespa lança Tabela de Recursos e Usos do Pará, elaborada 100% por pesquisadores locais
Ferramenta permite visualizar todas as principais estatísticas que descrevem a situação macroeconômica do Estado do Pará
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) lançou nesta quinta-feira (22), em Marabá, a Tabela de Recursos e Usos (TRU) do Pará. Construída integralmente por pesquisadores locais e em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), através do Laboratório de Contas Regionais da Amazônia (Lacam), o produto revela o PIB do Pará por três óticas – produção, demanda e renda.
A TRU apresenta os fluxos de oferta e demanda dos bens e serviços na economia. A ferramenta já está disponível para consulta pública neste link, permitindo visualizar todas as principais estatísticas que descrevem a situação macroeconômica do Estado do Pará, desde a perspectiva dos processos de produção, da geração de renda e do investimento.
TRU revelao PIB do Pará por três óticas – produção, demanda e renda.
À frente da Diretoria de Estatística e de Tecnologia e Gestão da Informação (Detgi) da Fapespa, Atyliana Dias acredita que a TRU “contribui para subsidiar mais um produto do planejamento do Estado. Ela traz uma visão detalhada da economia do Pará e assim evidencia as maiores potencialidades e gargalos para que o governo possa direcionar suas ações. Além disso, fortalece a pesquisa através da Unifesspa, incentivando o desenvolvimento de estudos”.
Para o diretor-presidente da Fapespa, Marcel Botelho, a TRU atende à demanda da sociedade por informações que fomentem a tomada de decisão por parte dos agentes formuladores de políticas públicas, agentes econômicos e demais entidades responsáveis por estudos e análises setoriais.
“Esses setores são considerados protagonistas e essenciais para o planejamento e a avaliação de políticas regionais e municipais. Então, a TRU ganha mais importância ainda quando se transforma em ferramenta de decisão do gestor, que pode perceber quais as atividades têm maior impacto e as que demandam mais mão de obra e investimento do Estado. No momento que defendemos a bioeconomia, conhecer todo esse processo é fundamental para o Pará”.
Pioneirismo – A Tabela de Recursos e Usos do Pará foi elaborada de forma inovadora. Pela primeira vez no Brasil a construção de uma TRU se deu integralmente por pesquisadores da região, incorporando, com isso, o conhecimento (ciência, tecnologia e inovação), o que possibilita a continuidade e o aprimoramento dos estudos relativos à economia paraense.