Alunos e professores da rede pública apresentam jornal impresso para divulgar as principais atividades da escola
Estudantes da Escola Estadual Raymundo Martins Vianna estiveram, na manhã desta quinta-feira (22), na sede da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), em Belém, para apresentar o jornal escolar produzido pelos alunos do Ensino Médio da unidade, em que relatam os principais temas relacionados às experiências e os conteúdos curriculares.
O grupo foi recebido pela equipe da Secretaria Adjunta de Educação Básica (Saeb), e teve a oportunidade de contar suas experiências ao participar do projeto “Mídia Educativa”, idealizado pelos professores Aderson Castro e Milene Ruivo, com intuito de fomentar a escrita e a leitura dos discentes.
“Percebemos que muitos alunos tinham déficit de leitura e escrita, isso prejudicava nas áreas de conhecimento, então com o jornal eles criaram um hábito da leitura, com isso terão uma facilidade maior na escrita. Ao mesmo tempo, é o protagonismo deles dentro do projeto, já que as pautas são de interesse deles. Hoje, participam do projeto 12 alunos”, disse o professor de Geografia, Aderson Castro.
O projeto já rende bons frutos, pois o estudante Gabriel Moura revelou , durante a conversa, que pretende cursar jornalismo . “Tive interesse em participar pela profissão de jornalismo e pela iniciativa de desenvolver essa leitura conosco, mas principalmente pela área de jornalismo. Aprendi muito com o projeto, as etapas da construção do jornal, a logística de produção de texto, da edição até a publicação. Estou gostando muito, porque estamos sempre tentando melhorar, prova que estamos na segunda edição”, comenta o estudante.
Já a estudante do segundo ano Ester Silva destacou que o projeto auxilia no desenvolvimento pessoal. “Eu me sinto muito bem em estar participando, porque mesmo não sendo a área que quero atuar, me ajuda bastante para me comunicar com as pessoas, pois tenho muita vergonha e o jornal ajuda a perder essa vergonha. Sou muito grata por estar aqui e participar desse projeto”, informou.
Assim como foi na primeira edição, o jornal será disponibilizado no espaço escolar, com cópias impressas distribuídas em pontos centrais da Escola, a fim de que os alunos possam folhear as notícias. “A geração deles tem a possibilidade de ir muito além disso, pelas oportunidades que eles têm e pelo letramento digital. Então, iniciativas como essas irão se perpetuar por gerações e lá na frente colherão bons frutos. E fico muito feliz pelo projeto”, finalizou o secretário adjunto de Educação Básica da Seduc, Júlio Meireles.
Texto: Bianca Rodrigues (Ascom Seduc)