Com Ação Social, Emater comemora história de décadas de atendimentos em Castanhal
Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará (Emater) celebra o aniversário de 36 anos da Agrovila Nazaré, no município
O escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) está comemorando o aniversário de 36 anos da Agrovila Nazaré, em Castanhal, na Região Metropolitana de Belém (RMB), junto com as 300 famílias moradoras. Na prática, a festa de oferta expressa de serviços públicos consiste em uma Ação Social Multiinstitucional, a se realizar nesta sexta-feira (23).
A comunidade situa–se na Colônia 3 de Outubro, nos arredores da rodovia PA-127 e a 40 km da sede urbana do município. O povoamento enfrentou conflitos agrários e remete à imigração de retirantes nordestinos, que começaram com lavouras de subsistência. A maioria de origem católica elegeu Nossa Senhora de Nazaré como padroeira, por isso o batismo da ocupação. Atualmente, são mais de dois mil e 500 hectares de mandioca, com foco em derivados, como farinha d’água e tucupi. Também se trabalha com açaí, cacau, mamão e pimenta-do-reino.
“A Emater sempre esteve presente na promoção de dignidade e desenvolvimento sustentável. A história das políticas públicas se cruza com a de todo agricultor familiar daqui que batalha pela sobrevivência e por uma vida melhor, para os seus e para os outros”, comenta o chefe interino do escritório local da Emater em Castanhal, o tecnólogo em alimentos Marcelo Costa.
O gestor ressalta a importância das organizações sociais: a Associação de Moradores da Agrovila de Nazaré (Aman) e a Cooperativa Agroindustrial Frutos da Amazônia (Coafra). “São parcerias fundamentais para mobilização e adesão aos programas e projetos que a Emater oferece ou intermedeia”, diz. Algumas das atuações direcionadas da Emater dizem respeito à documentação e encaminhamento para aposentadoria rural pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) e acesso a crédito e financiamento para as atividades nas propriedades.
Ação Social
De 8h às 17h, no Centro Comunitário, a equipe da Emater entregará pelo menos 10 cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs) e pré-registrará demandas de novos cafs e cadastros ambientais rurais (cars). Os cafs prontos são resultado de um mutirão realizado no último dia 19 de junho, para associados da Coafra. A oportunidade de agora será, ainda, de orientação sobre plantios e criações, de acordo com dúvidas e procuras.
Com o slogan “Resgatando Nossas Origens; Valorizando Nossa Cultura”, a programação do aniversário da Agrovila reúne outras entidades, a exemplo de Adepará (Agência de Defesa Agropecuária), e se estenderá até dia 24 de junho, sábado, com shows de bandas e venda de comidas típicas.
Texto de Aline Miranda