Editora da Imprensa Oficial entrega livros impressos da coletânea “Filô Zezinho”
Composta por sete livros sobre Filosofia na Amazônia, a coletânea servirá para professores e alunos trabalharem a filosofia em sala de aula
A Editora Pública Dalcídio Jurandir, da Imprensa Oficial do Estado, entregou na segunda-feira (20), seis livros impressos da coletânea infanto-juvenil “Filô Zezinho”, para a escritora Aline Rossi. Composta por sete livros paradidáticos sobre Filosofia na Amazônia, a coletânea foi premiada no edital Preamar de Cultura e Arte, da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e servirá para professores e alunos trabalharem a filosofia em sala de aula.
Segundo a autora, que também é professora da rede pública e particular de ensino, os livros fazem parte de um projeto maior que se chama “Future-se na Amazônia”, iniciado em 2010 como uma pesquisa sobre o pensamento filosófico na Amazônia. “Já lecionada filosofia para crianças, mas senti a necessidade de fazer uma coletânea de livros paradidáticos que reforçassem esse pensamento”, comentou ela.
O primeiro livro da série “Filô Zezinho em, o que é a Filosofia? foi lançado no estande da Ioepa, na 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em dezembro de 2021. A publicação apresenta a história de um garoto apaixonado por fazer perguntas e se questiona sobre o que é pensar e refletir. A partir disso, ele começa a descobrir o que é filosofia.
No segundo livro, “Sou Livre?”, Filô Zezinho faz uma reflexão a respeito da liberdade. “É uma realidade, todas as crianças se sentem livres para fazer o que sentem vontade, porém, esbarram nas regras de condutas e os combinados”. Os outros livros da coletânea são: “Miriam filosofa na Amazônia”, “Game over na Amazônia. O dilema do futuro”, “Future-se na Amazônia: filosofia para todos” e “Atitudes: por uma Amazônia de valores”.
Aline explica que, após serem lançados, os livros serão entregues para professores trabalharem os assuntos do cotidiano com os alunos. “As crianças filosofam por meio de perguntas, já que são curiosas por natureza. Filosofar com elas é fazer refletir com o que elas têm de forma crítica, pois têm uma percepção diferente da nossa. São mais sensíveis a coisas abstratas e identificam no teu olhar se estás bem ou não”, comentou a professora.
A entrega da coletânea foi a oportunidade de acertar com a autora alguns detalhes para o lançamento das seis obras no estande da Ioepa, na Feira do Livro 2023. "A primeira etapa já realizamos com a entrega dos primeiros exemplares. Agora vamos alinhar como será o lançamento dos livros, considerando que a autora também faz interação com o seu público que prestigia os lançamentos por meio da animação de fantoches dos personagens", informou o coordenador da Editora da Ioepa, Moisés Alves.
O presidente da Ioepa, Jorge Panzera, aproveitou para falar das programações infantis no estande da Ioepa na Feira do Livro, por meio do projeto Portal do Conhecimento, e lembrou de importantes parcerias que já fizeram parte deste espaço, como o projeto BomboLer e a rede de contadores de histórias Recontah.
Sobre a entrega das obras, ele disse ser mais uma coleção de livros infantis publicados pela Editora Pública da Ioepa. "Trata-se de um conjunto de livros para crianças sobre filosofia na Amazônia que fazem parte de uma política pública de incentivo à leitura feita pela Imprensa Oficial do Pará”, declarou Panzera.
A coletânea será um dos lançamentos da programação da Ioepa, na 26ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, prevista para setembro, no Hangar- Convenções e Feiras, em Belém.