Feira Internacional de Turismo da Amazônia tem recorde de público com 22 mil visitantes
A 11° edição, realizada entre os dias 15 a 18 de junho, registrou um aumento de 28% em relação ao ano passado, que totalizou 16 mil visitantes
A 11ª edição da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA) foi recorde de público. No total, 22 mil pessoas participaram da feira entre os dias 15 a 18 de junho no Hangar, um aumento de 28% em relação a edição anterior, que totalizou 16 mil visitantes.
Os dados foram apresentados durante o encerramento da 11ª edição. A cerimônia contou com a presença do presidente da Emater- PA, Joniel Abreu e o presidente da Funtelpa, Miro Sanova.
Também foram divulgadas a data da Feira de 2024, que será entre os dias 9 a 11 de maio, a planta prévia do evento, e a logo da FITA 2024.
"O tema dessa edição, 'Turismo e bioeconomia, um novo paradigma para Amazônia', está alinhado às ações dos governos Estadual e Federal, inclusive o presidente Lula esteve aqui assinando investimentos para nossa capital, em função da escolha de Belém como sede da COP30. A FITA está sendo um laboratório, um preparatório para a COP. A feira do turismo marca Belém como destino na rota nacional e internacional e a envidencia como cidade multicultural, e de grande potencial. Tenho convicção que faremos uma das melhores Confederações do Clima de todos os tempos", pontuou o titular da Secretaria de Estado de Turismo, Eduardo Costa.
Durante os 4 dias de feira, 71 expositores apresentaram seus produtos e serviços, entre destinos e produção associada ao turismo.
No Espaço Cozinha Show, em parceria com o Sebrae, Abrasel e Unama, 15 chefes apresentaram o melhor da gastronomia paraense, com ingredientes amazônicos.
Os painéis técnicos-científicos abordaram temas diversos como turismo, empreendedorismo e bioeconomia, turismo criativo, turismo cultural, inclusão e acessibilidade e os desafios de uma cidade para receber grandes eventos, com palestrantes nacionais e regionais.
Durante palestra sobre desafios para receber grandes eventos, o secretário adjunto da Setur, Lucas Vieira, destacou o planejamento urbano, obras e projetos sustentáveis que serão executados na capital paraense por conta do evento global, e apresentou as muitas obras previstas para Belém.
Como palestra show, o especialista em Markerting Digital para o Turismo, Thiago Akira, apresentou o tema "Como construir uma estratégia de posicionamento digital sustentável no Turismo".
Balanço - Mais de 938 mil turistas visitaram o Pará no ano passado, gerando mais de R$ 662 milhões em divisas para a economia do Estado. Os números foram apresentados durante a divulgação do Balanço Econômico do Turismo no Pará, na noite da sexta-feira (16), como parte da programação da FITA.
Para o ano de 2023, o Estado do Pará espera receber 1,044 milhão de turistas, sendo 990 mil brasileiros e 54 mil estrangeiros, ou seja, uma variação de 10% do volume de turistas nacionais e de 39,9% do volume dos turistas internacionais, tomando como base o ano de 2022. Em termos de receita, a meta do turismo paraense é que sejam gerados R$ 750 milhões, isto é, uma variação de 13,3% da receita em reais.
Eventos paralelos - A grande novidade dessa edição foram os eventos paralelos à feira, entre eles o I Congresso Internacional da Devoção Mariana e Círios de Nazaré, Encontro de Interlocutores de Regionalização do Turismo, ABAV 50 anos/ l Encontro do Receptivo Pará - Um novo olhar sobre o turismo, o III Encontro Paraense dos Guias de Turismo, além da 1ª edição do Concurso Queijo Pai D'égua.