Detran intensifica mutirões de exames práticos na Região Metropolitana de Belém
Órgão estadual de trânsito promoveu dois mutirões de exames práticos na Região Metropolitana de Belém, e disponibilizou 320 vagas
O Detran está intensificando o atendimento a usuários em processo final para tirar a primeira habilitação. No final de semana, o órgão realizou dois mutirões de exames práticos na Região Metropolitana de Belém, com a disponibilidade de 320 vagas.
Em Marituba, foram disponibilizadas 70 vagas para candidatos na categoria A (moto) e 70 vagas para a categoria B (carro). No sábado (17), a movimentação foi intensa no Ginásio Poliesportivo do município, onde o mutirão ocorreu, para tentar concluir os processos de obtenção da tão sonhada Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
O objetivo dos mutirões aos fins de semana, informa o Detran, é acelerar a conclusão dos processos e permitir a participação de usuários que não têm disponibilidade para realizar o exame durante a semana. O examinador do Detran responsável pelo mutirão de Marituba, Fernando Leal, explica que, além dos candidatos de Marituba, qualquer pessoa com processo ativo e que resida na RMB pode agendar o exame pelo call center 154 ou site do Detran.
Além dos mutirões, o Detran também atende regularmente no Ginásio de segunda a sexta, das 9h às 13h. Segundo ele, para passar na prova prática é fundamental que o candidato tenha realizado uma boa autoescola. "O exame prático avalia o conhecimento do futuro condutor sobre as noções fundamentais da legislação de trânsito, então é essencial que o candidato tenha aprendido sobre as principais regras durante o período de formação e entrar no carro observando o ajuste do banco, retrovisores e cinto de segurança, por exemplo", explica.
Ruan Moraes, 23, iniciou o processo de habilitação em 2021, e hoje foi aprovado no exame prático de carro. Aliviado, ele vai poder receber a CNH e conduzir os veículos da família sem medo da fiscalização. "Eu já tinha noção de direção, mas não podia dirigir por não ter carteira. Passar nesse exame foi um grande alívio, apesar do nervosismo da baliza. Agora é só esperar a CNH chegar", comentou.
Orlando Silva, de 20 anos, veio de Mosqueiro para realizar o exame de moto e foi aprovado de primeira. "Meu processo já ia vencer e aí quando eu soube do mutirão aproveitei pra agendar logo a minha prova, só estava faltando isso pra concluir. Saio daqui muito feliz por ter sido aprovado e com certeza a minha CNH vai me ajudar a conseguir um emprego", garante.
Já em Belém foram disponibilizadas 100 vagas para candidatos na categoria A (moto) e 100 vagas para a categoria B (carro). O mutirão ocorreu no Portal da Amazônia no último sábado. “Hoje, eu vim realizar a prova do Detran e fiquei sabendo pelo site, entrei e marquei e consegui agendar rápido e fácil, e aqui eles são bem prestativos, e todos são bem agradáveis”, disse o usuário Williams Fernando.