Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

HGT adere à lei estadual e oferta capacitação para primeiros socorros em recém-nascidos

Iniciativa prevista na legislação que evitar casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e a prevenção da morte súbita por bebês

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
19/06/2023 15h34

Com o intuito de promover a segurança e o bem-estar dos recém-nascidos e das famílias deles, o Hospital Geral de Tailândia (HGT) realiza treinamento especializado sobre primeiros socorros para puérperas da unidade hospitalar. A iniciativa atende à Lei Estadual do Pará 9.877, que determina a prestação de orientação da prática por hospitais e maternidades públicas e privadas. A ideia é evitar casos de engasgamento, aspiração de corpo estranho, asfixia e prevenir contra a morte súbita dos bebês.

Através de treinamentos especializados, os profissionais que integram as equipes do Centro de Parto Normal (CPN) e Centro Cirúrgico (CC) foram preparados para aplicar os conhecimentos adquiridos às mães e pais, garantindo que recebam orientações precisas e fundamentais durante o período pós-parto, fortalecendo a segurança e o bem-estar da família, além de proporcionar um ambiente acolhedor e confiável para o cuidado com o recém-nascido.

O enfermeiro obstetra, Renan Aviz, é um dos profissionais responsáveis pela aplicação do treinamento na unidade hospitalar. Ele explica que, após o parto, o treinamento é aplicado de forma coletiva ou individual, antes da alta para o alojamento. 

“Nosso projeto inclui a realização de treinamentos teórico-práticos, utilizando um boneco para simulações realísticas das manobras necessárias em cada situação. O ensino em saúde, com a metodologia ativa, tem se mostrado mais interessante e eficaz na assimilação do conteúdo. Aqui no HGT, pai, mãe ou responsáveis legais participam das capacitações, visando a segurança e a prevenção de acidentes no ambiente doméstico”, finalizou o profissional.

Como parte do treinamento, foi realizada a confecção de banners educativos que foram fixados nas paredes da maternidade, fornecendo informações e orientações importantes para os pais e responsáveis, e servindo como um guia rápido e de fácil acesso para ações emergenciais que podem ser necessárias no cuidado com os bebês.

A usuária Sara Pereira, de 18 anos, mãe de Izaac, nascido, de parto normal, com 3,200 quilos, gostou da iniciativa. "Aprender as técnicas de primeiros socorros repassadas pelo enfermeiro após o nascimento do meu bebê foi uma experiência muito boa para mim e minha sogra. Agora me sinto mais confiante como mãe e mais preparada para lidar com situações de emergência que possam surgir com o Izaac na minha residência. Parabéns ao HGT pela excelente iniciativa", comentou Sara, moradora do bairro Boa Esperança, em Tailândia.

Referência no atendimento de obstetrícia na região de integração do Tocantins no nordeste paraense. A unidade hospitalar realiza diariamente partos normais e cesarianos e, recentemente, atingiu a marca de 14 mil partos realizados e, entre janeiro e dezembro de 2022, realizou mais de 1.400 partos, destacando-se como uma instituição de excelência na assistência materno-infantil. 

A gerente assistencial Ane Francy comenta que a implementação da iniciativa é fundamental para garantir o cuidado adequado aos recém-nascidos, bem como promover a prevenção de acidentes e a disseminação de conhecimentos na comunidade. 

"Através desse cuidado, reforçamos o compromisso do HGT com a segurança e o bem-estar de todos os seus pacientes, buscando sempre estar em conformidade com as leis e regulamentações que visam aprimorar a qualidade da assistência prestada", finalizou a gestora.

Estrutura - O Hospital Geral de Tailândia possui 51 leitos e mantém uma Unidade de Cuidados Intensivos (UCI) com nove leitos, sendo seis adultos e três pediátricos. Os usuários que dependem do Sistema Único de Saúde (SUS) têm acesso aos serviços oferecidos pelo HGT por meio da Central de Regulação Municipal, e aos de urgência e emergência em livre demanda ou encaminhados pelo Samu, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Rodoviária.

Serviço:

O HGT pertence ao Governo do Pará e é administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade fica na avenida Florianópolis, s/n, no bairro Novo. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (91) 3752.31210.

Texto de Andrey Silva / Ascom HGT