Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO

Emater premia vencedor do concurso Queijo Pai D'Égua no encerramento da FITA 2023

Fazenda Leal venceu o 1º Concurso de Queijos Artesanais do Estado, promovido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater)

Por Ascom (Ascom)
19/06/2023 12h29

O queijo do Marajó, tipo creme, da Fazenda Leal venceu o "Queijo Pai D'Égua", 1º Concurso de Queijos Artesanais do Estado, realizado pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), no encerramento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (FITA), em Belém.

De acordo com a Emater, o queijo premiado é produzido pela Fazenda Leal, do município de Soure, e vai representar o Pará no concurso nacional de queijos artesanais, na "ExpoQueijo", na cidade de Araxá, em Minas Gerais, de 24 a 27 de agosto deste ano. 

O anúncio do vencedor do "Queijo Pai D'Égua" foi feito neste domingo (18), à noite, no encerramento da Feira Internacional de Turismo da Amazônia (Fita 2023), no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. 

"Estamos todos muito felizes, é um prazer ter esse reconhecimento, ele é de todos nós que trabalhamos para essa família, para esta fazenda, é uma vitória de todos os vaqueiros, de todos os queijeiros que têm suas vidas dedicadas ao campo, no trabalho deste queijo artesanal, e este prêmio é muito importante para a valorização deste trabalho artesanal, do queijo do Marajó, que vem sendo um queijo muito notório, com suas particularidades sendo bastante reconhecida", comemorou. "Esse prêmio abre muitas portas, ele faz uma distinção entre as queijarias que fazem um trabalho mais apurado na qualidade da produção", destacou Mirian Araújo, representante da  Fazenda Leal.

A  coordenação do concurso informou que o "Queijo do Marajó tipo creme" é feito respeitando o tempo de preparo na forma artesanal com leite cru de búfala e coagulação espontânea de 24 horas, ou seja, não usa coalho industrial, é livre de conservante e com a fábrica manual no preparo e acabamento final do queijo. A queijaria Leal foi fundada em 2016 e tem atualmente 8 colaboradores, diariamente são extraídos de 300 a mil litros de leite na empresa.

A entrega do prêmio foi feita pelo presidente da Emater, Joniel Vieira de Abreu. Ele destacou que o evento buscar incentivar: "a cadeia produtiva do queijo artesanal no Pará, que venham outras edições do concurso, a Emater estará também nessa linha de frente cada vez mais somando forças com os produtores artesanais prestando assistência técnica como também fomentando a sua participação no comércio do estado para gerar fortalecimento", pontuou Joniel. O secretário de Turismo do Pará, Eduardo Costa, também participou da entrega do prêmio. 

Segundo a doutora e engenheira de alimentos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), Luciana Ferreira, que integrou o júri do concurso, a comissão de julgadores avaliou, conforme o previsto no edital referentes aos requisitos estabelecidos pelo Emater.

"Foi uma grande satisfação participar a convite da Emater, representando a Sedeme na avaliação do I Concurso de Queijos Artesanais, iniciativa que vem a aumentar a visibilidade da produção de queijo do Estado, incentivando o desenvolvimento regional e de cadeias produtivas, além do reconhecimento de produtores e empreendimentos. Desejamos sucesso aos premiados e a todos os inscritos", enfatizou Luciana Ferreira.

Texto de Sarah Mendes / Ascom Emater