Hospital Regional da PA-279 completa um mês de atendimentos em saúde
Localizado em Ourilândia do Norte, população de 15 cidades da região de integração do Araguaia foi beneficiada em mais de 332 atendimentos em várias especialidades
Entregue pelo Governo do Estado no dia 18 de maio, o Hospital Regional da PA-279, em Ourilândia do Norte já ultrapassou a marca de 332 atendimentos a pacientes encaminhados pelas Secretarias Municipais de Saúde de 15 municípios da região de integração do Araguaia.
Até o dia 15 de junho, as consultas ambulatoriais já realizadas abrangeram as seguintes especialidades: Oftalmologia (97); Dermatologia (73); Gastroenterologia (40); Cirurgia geral (35); Ortopedia (26); Ginecologia (19); Pediatria (11); Fonoaudiologia (11); Obstetrícia (04); Bucomaxilofacial (09); Proctologia (06) e Clínica Médica (01).
“O primeiro mês foi de muito trabalho e prosseguiremos na busca de prestar um serviço de qualidade e humanizado cada vez melhor. Todos os pacientes que aqui estão vindo estavam com muita expectativa pela novidade de ter um hospital que tem ajudado a solucionar problemas de saúde a curta distância”, destaca a diretora do HR PA-279, Emanoela Souza.
Além das consultas ambulatoriais já realizadas, a nova unidade estará disponível para atendimento ambulatorial e hospitalar nas especialidades de pediatria, obstetrícia de alto risco, traumatologia, cirurgia geral, oftalmologia, oncologia, cardiologia e nefrologia, além do Serviço de Terapia Renal Substitutiva, a hemodiálise, com 10 máquinas para atender pacientes renais crônicos.
Como suporte a todos esses serviços, o HR PA-279 também tem um centro de apoio diagnóstico para a realização de exames laboratoriais, de imagem e outras técnicas, como Raios-X, mamografia, tomografia, ressonância magnética, e ultrassonografia, entre outros.
Ao todo, o novo hospital possui 13 mil metros quadrados de área construída e terá quatro andares, recepção, ambulatório, farmácia, setores de internação com 120 leitos, sendo 90 operacionais e 30 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal, pediátrica e adulto, além de estacionamento e área de circulação.
O Hospital Regional da PA-279 simboliza mais um passo do governo estadual na descentralização do atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), disponibilizando serviços de média e alta complexidade cada vez mais perto da população.
Atendimentos - Moradora de Tucumã, a aposentada Maria da Glória Silva realizava tratamento fora de domicílio (TFD) havia mais de um ano em Redenção, distante pouco mais de quatro horas de sua casa. Com o hospital, a distância ficou em apenas dez minutos de viagem. “Foi um benefício e tanto. Simplificou bem minha vida. Às vezes era bem cansativo essa ida e vinda para Redenção. Adorei o atendimento no novo hospital”, relatou.
O testemunho da paciente ilustra bem a linha de trabalho do secretário de Estado de Saúde, Rômulo Rodovalho.
“A intenção do governo do Pará é essa mesmo: encurtar distâncias para a população cuidar da saúde o mais próximo de casa, sobretudo em soluções de média e alta complexidade”, destaca, ao mencionar que a população da região do Araguaia não vai precisar mais se deslocar para Marabá, Redenção ou até mesmo para a capital paraense para ter esse tipo de atendimento”, destaca.
Além de Ourilândia do Norte, o HRPA-279 atenderá a população que será encaminhada pelas Secretarias de Saúde de Conceição do Araguaia, Água Azul do Norte, Bannach, Cumaru do Norte, Floresta do Araguaia, Pau D’Arco, Redenção, Rio Maria, Santa Maria das Barreiras, Santana do Araguaia, São Félix do Xingu, Sapucaia, Tucumã e Xinguara.