Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
GOVERNO

Workshop “Joias de Nazaré 2023” reuniu profissionais do Polo Joalheiro e estudantes de design da Uepa

Por Aldirene Gama (SEDEME)
16/06/2023 21h45

Símbolos, tradições e o imaginário que envolve o Círio de Nazaré foram elementos de inspiração durante a realização do Workshop de Geração de Produtos: “Joias de Nazaré 2023", realizado entre os dias 13 a 16 de junho, no auditório do Espaço São José Liberto, em Belém. A oficina  reuniu 21 participantes entre designers e ourives do Programa Polo Joalheiro, além de dois professores de arquitetura e design e dez estudantes do 5º semestre do curso de bacharelado em design de joias da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

A iniciativa é uma realização da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), ministrado pela designer de joias e professora do curso de bacharelado em design da Universidade do Estado do Pará (Uepa), MA. Rosângela Gouvêa Pinto.

Durante os quatro dias de capacitação os inscritos participaram de palestras com o tema da Coleção 2023 e técnicas de criatividade para geração de esboços, diretrizes sobre a criação e produção final das “Joias de Nazaré” e levantamento de dados sobre os elementos do Círio e da bioeconomia na Amazônia, ministrada pela doutora Milena Carvalho de Moraes, também da UEPA, que atua na área de desenvolvimento de produtos  de impacto ambiental positivo, inovação e bioeconomia.

A ação tem como objetivo desenvolver coleções de joias com o foco na religiosidade que envolve o “Círio de Nazaré” visando a divulgação da cultura, história e tradições do Estado do Pará, aliados aos elementos da biodiversidade da Amazônia e utilizando no projeto o conceito de Bioeconomia, visando os projetos sustentáveis em joias. Além do próprio fortalecimento dos elos dessa cadeia produtiva de joias religiosas.

A professora Rosângela Gouvêa, responsável pelo workshop, ressalta que o primeiro momento da oficina correspondeu a fase do desenvolvimento de esboços dos projetos que irão compor a coleção 2023, seguidos da aprovação, produção das peças, apresentação ao público, exposição e comercialização. “Estamos no início, mas já vislumbramos peças repletas de simbologia e fé da maior manifestação religiosa do mundo, o Círio de Nazaré.  A fase final, que é a exposição oficial da coleção, está prevista para a primeira semana de outubro”, disse Rosângela Gouvêa.

Durante a oficina, foi realizada uma explanação sobre a devoção à Nossa Senhora de Nazaré. Na ocasião, foi apresentada a história do Círio e da fé a Virgem Maria, reproduzidas nos oito vitrais coloridos da Basílica Santuário. Que remetem à tradição católica de evangelização, desde Portugal.  A partir desse momento, os participantes apresentaram uma encenação teatral, com foco na história reproduzida através dos desenhos dos vitrais.

“É emocionante participar da oficina, esse é o momento que podemos ancorar as ideias, desenvolvendo criatividade, com base nos elementos religiosos do Círio. É o momento para entender o contexto da manifestação religiosa, e assim, criar algo repleto de significado”, disse o estudante de design Tiago da Silva, que participou pela primeira vez da oficina.

Já Felipe Braun, designer de joias com produção própria e participante do workshop há mais de 10 anos. “O workshop de “Joias de Nazaré” é sempre um marco de fundamental importância para o designer de joias em Belém do Pará.