Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SAÚDE

Hospitais da rede estadual são premiados por boas práticas de gestão sustentável

Campanha nacional 'Corrida Ambiental' integra o projeto 'Guardião Azul' de incentivo às ações de preservação do meio ambiente e à vida

Por Ascom (Ascom)
16/06/2023 14h53

Esta semana foi marcada com a premiação do Hospital Geral de Tailândia (HGT) que conquistou o 1º lugar na campanha nacional “Corrida Ambiental”. O evento faz parte do projeto “Guardião Azul” de incentivo às ações de preservação do meio ambiente e à vida. O 2º lugar ficou com o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) e o 3º, com o Hospital Jean Bitar( HJB).

O evento foi realizado no auditório do CIIR, em Belém, reunindo mais de 100 pessoas entre colaboradores e usuários que prestigiaram a cerimônia. O "Guardião Azul'' é um programa de ecoeficiência dimensionado para atender unidades de saúde por meio da educação ambiental e ações sustentáveis que diminuem a pegada ecológica das organizações.

O diretor Executivo do HGT, Cristian Tassi , elogiou a iniciativa e comemorou os resultados das ações realizadas na unidade hospitalar organizadas pela sua Comissão de Sustentabilidade e demais colaboradores. "Estamos aqui para celebrar e reconhecer os resultados alcançados pelo projeto Guardião Azul, agora de forma oficial. É com grande alegria que recebemos os troféus e certificados, representando todo o empenho e sucesso de nossa unidade hospitalar. Estamos muito orgulhosos e satisfeitos em compartilhar esse momento de confraternização, onde todos podem se parabenizar e celebrar juntos. É um marco importante em nossa jornada, repleto de gratidão e realizações".

Da mesma forma, a diretora Executiva do CIIR, Rejane Xavier, compartilhou a premiação do segundo lugar com seus colegas de trabalho. “O CIIR tem a sustentabilidade na sua cultura organizacional, desde seu projeto de implantação, seja nas ações promovidas ou no seu processo de cuidado com a  garantia das necessidades de gerações futuras, por meio da preservação e da manutenção do meio ambiente, que gera  atitudes sustentáveis. A  gestão o INDSH foi muito feliz com essa iniciativa que só reforçou o  compromisso de todos  com o propósito da instituição. O prêmio é de todos nós, que de alguma forma, contribuímos para mudanças de atitudes que nos conecta com um futuro melhor”.

Por sua vez, o diretor Executivo do HJB, Giovani Merenda, destacou que, ao longo desses 12 anos de gestão, vem implantando e trabalhando em diversos projetos, entre eles, a sustentabilidade. “É um tema muito importante que, nos dias de hoje, consegue implantar a temática às pessoas dentro  como fora do ambiente hospitalar, por meio de ações desenvolvidas por nossos colaboradores, que por sua vez, disseminam na região onde residem”.

De acordo com a coordenação do concurso, o hospital que adere à iniciativa promove o diálogo eficiente entre seus setores internos, diminui gastos relativos à energia e tratamento de resíduos, diminui a incidência de riscos ocupacionais, melhora a imagem perante a comunidade local e stakeholders e consegue diminuir significativamente seus impactos.

O presidente do Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), José Carlos Rizoli, ressaltou a necessidade de despertar em todos os  colaboradores e nos hospitais, a importância fundamental voltada para o cuidado com a natureza e a sustentabilidade. “Essa atitude tem que ser mundial. O Guardião Azul foi uma campanha, mas por trás da disputa, a necessidade de todo mundo entender a importância de termos um olhar para a natureza e para a sustentabilidade”.

Programação – Com auditório lotado, o evento foi realizado de 15h às 17h. Após abertura da solenidade, o reconhecimento iniciou com a entrega de Premiação dos Projetos Destaque das unidades que participaram da “Corrida Ambiental”: CIIR- Projeto Reciclagem. O HGT ganhou pelo projeto Dia da Bike. Hospital Jean Bitar (HJB) com Redução de Consumo de Água.  Hospital Regional Público dos Caetés (HRPC): Gerenciado de Resíduos. Hospital Regional Público do Marajó (HRPM)- Compostagem de Resíduos Orgânicos.

Estas mesmas unidades receberam certificado de premiação “Selo Ouro” contribuem para diminuição na emissão de gases do efeito estufa, gerenciamento de resíduos, uso racional de água e energia, educação ambiental e busca por fornecedores igualmente preocupados com o meio ambiente, o Guardião Azul possui uma das abordagens mais completas acerca da implantação de sustentabilidade em hospitais no Brasil.

A solenidade foi encerrada com a entrega do troféu à gestão do HGT, CIIR e HJB, respectivamente, pelos 1º, 2º e 3º lugares.

A competição de sustentabilidade faz parte do projeto “Guardião Azul”, idealizado e desenvolvido pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), que administra as unidades em parceria com o governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).